em qual zona térmica está localizado na zona de Rio grande do Sul e qual tipo de vegetação encomtramos nessa zona
Soluções para a tarefa
-- Em qual zona térmica está localizado na zona de Rio grande do Sul:
→ Todo o seu território está abaixo do Trópico de Capricórnio. No Brasil, o estado faz parte da região Sul, fazendo fronteiras com o estado de Santa Catarina e dois países: Uruguai e Argentina. É banhado pelo oceano Atlântico e possui duas das maiores lagoas do Brasil: a Lagoa Mirim e a Lagoa Mangueira, além de possuir uma das maiores lagunas do mundo: a Lagoa dos Patos, que possui água salobra.
-- E qual tipo de vegetação encontramos nessa zona:
→ Floresta ombrófila mista (Mata de Araucária)
A floresta subtropical é uma floresta mista, composta por formações de aciculifoliadas e de coníferas. Estas últimas são representadas pelo pinheiro-do-paraná (Araucaria angustifolia), que não aparece em agrupamentos puros. A floresta mista ou Mata de Araucárias recobria as porções mais elevadas do estado, isto é, a maior parte do planalto nordeste e partes do centro. Essa formação ocupa grande parte do planalto gaúcho e ainda parte dos estados de São Paulo, Santa Catarina e Paraná. Atualmente, é a única das florestas que sofre maior exploração econômica em todo o Brasil, por ser a única que apresenta grande número de indivíduos da mesma espécie (pinheiros) em agrupamentos suficientemente densos (embora não puros) para permitir ainda mais o extrativismo vegetal.
Floresta ombrófila densa (Mata Atlântica)
A Floresta ombrófila densa, em seus estágios iniciais, médios e avançados de sucessão, ocupa uma área de 683,75 km² (68.375 ha), o que representa 0,24% da superfície do Estado e 1,39% da área total coberta com florestas naturais.
Caracteriza-se por ser uma floresta latifoliada intimamente relacionada com os índices termo-pluviométricos mais elevados da zona litorânea, apresentando três estratos definidos: o estrato superior, formado pelas espécies dominantes de 25 a 35 metros de altura, a submata, formada de arvoretas até 9 metros de altura e o estrato arbustivo com cerca de 3 metros de altura.
Floresta estacional decidual
A floresta decidual é formada por espécies que perdem as folhas durante a estação fria.
O clima dessa floresta tem dois períodos de temperatura: um em junho, julho e agosto, com temperaturas médias abaixo de 15 ºC, e outro em novembro, dezembro, janeiro e fevereiro, com temperaturas médias acima de 20 ºC. As chuvas são regulares durante todo o ano.
Essa floresta apresenta um estrato superior aberto, com árvores de 25 a 30 metros de altura; um estrato com árvores menores - de 20 metros de altura - e um estrato com arvoretas.
Floresta estacional semidecidual
A floresta semidecidual é formada por espécies que perdem as folhas e por espécies que não perdem as folhas durante os meses frios.
Savana
Apresenta dois estratos distintos: um baixo, dominado por hemicriptófitos e caméfitos, em geral com folhas grandes e duras e outro de manofanerófitas retorcidas, de casca grossa e fissurada, esparsamente dispostas.
Savana-estépica
Campos entremeados de árvores, solos rasos, terrenos areníticos, relevo suavemente ondulado, com morros de topo achatado.
Estepe (Campanha)
Predomina no sul e oeste gaúcho. Existência das pradarias(campanha) propícias à criação de gado. Na estação quente, de novembro a fevereiro, as plantas ressecam, pois o solo raso retém pouca umidade.
Vegetação litorânea
Vegetação úmida ao longo do litoral gaúcho, com grandes extensões de areia.