Geografia, perguntado por lopeskaua567, 1 ano atrás

em qual planalto fica a capital do méxico?

Soluções para a tarefa

Respondido por EricDavi
0


Do topo à esquerda: El Ángel de la Independencia, Catedral Metropolitana, zona financeira do Paseo de la Reforma, Torre Latinoamericana, Palácio Nacional, zona financeira de Polanco, Castelo de Chapultepec, Monumento a la Revolución, o Palacio de Bellas Artes e panorâmica da cidade.
Bandeira
Brasão de armas





Cidade do México

Localização de Cidade do México no MéxicoCoordenadas19° 36' N 98° 57' OPaís MéxicoEstado do MéxicoMéxico13 de março de 1325 Tenochtitlán13 de agosto de 1521 Cidade do México18 de novembro de 1824 Distrito Federal29 de janeiro de 2016 Cidade do MéxicoFundação{{{fundacao}}}Administração - PrefeitoMiguel Ángel ManceraÁrea - Total1 479 (CDMX)/4 986 (Metrópole) km²Altitude2 235 mPopulação - Total8 864 370    • Densidade5,896 hab./km²Gentílicocapitalino/aFuso horário-6Sítiocdmx.gob.mx

Cidade do México (em espanhol: Ciudad de México, pronunciado: sjuˈðað de ˈmexiko ( ouvir)), anteriormente Distrito Federal (até 29 de janeiro de 2016), é a capital do México e sede dos poderes federais dos Estados Unidos Mexicanos,[1] constituindo uma de suas 32 entidades federativas, bem como figurando como a maior e mais importante entidade urbana do país.

A Cidade do México, com 8 864 370 habitantes (2012)[2], é a cidade mais populosa do México e da América do Norte. Ocupa uma décima parte do Vale do México no centro-sul do país, em um território que se formou da bacia hidrográfica do lago de Texcoco. Em seu crescimento demográfico nos últimos dois séculos, a Cidade do México foi incorporando vários povoados vizinhos. A sua referida região metropolitana, nomeada oficialmente como "Zona Metropolitana do Vale do México", que reúne mais de 40 municípios além da capital e abriga mais de 20 milhões de habitantes[3] (dados de 2010), ou cerca de 1/5 da população mexicana, o que faz dela, independente de como se define, a maior aglomeração urbana do continente americano, e a terceira mais populosa do mundo[4], ficando atrás somente das regiões metropolitanas de Tóquio, no Japão, e de Seul, na Coreia do Sul.

A cidade que hoje corresponde à capital mexicana foi fundada por volta do século XIV e era a capital do Império Asteca, quando se chamava Tenochtitlán, que acabou por ser completamente destruída pelos colonos espanhóis em 1524, tendo sido reconstruída nas décadas seguintes seguindo os padrões de colonização de exploração implementados pelo Império Espanhol. Ainda no século XVI, a cidade, já quase totalmente reconstruída, recebeu o nome que a acompanha até os dias atuais, Ciudad de México[5]. Durante os dois séculos seguintes, a cidade se estabeleceu como um importante núcleo político-administrativo do Império espanhol, servindo como principal centro financeiro e urbano das colônias da Espanha na América já no século XVIII, figurando como a maior cidade da colônia mexicana (atual república mexicana) desde então. Depois de concretizada a independência mexicana em relação à Espanha por volta de 1822, a cidade foi adotada como capital da República Mexicana, tendo sido formado o distrito federal em 1824.

A cidade é o principal e mais desenvolvido centro urbano, econômico, cultural e político do país, além de ser uma das maiores metrópoles do mundo — tendo sido considerada por organizações internacionais uma "cidade global alfa".[6] Apenas a Cidade do México responde por 21% do PIBtotal do país e sua área metropolitana, por mais de 34%.[7] A área metropolitana da Cidade do México ocupa o 8º lugar das cidades mais ricas do mundo ao possuir um PIB de 390[8] bilhões de dólares que deve se duplicar até 2020, colocando-a em sétimo lugar e em 6º lugar no continente.[9]


Perguntas interessantes