Em qual período da pré-historia ocorreu o domínio do fogo ? Cite os benefícios do fogo para os homens pré-historicos.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Durante mais de 40 anos, Polly estudou e conviveu com tribos de caçadores-coletores do Deserto do Kalahari, região semiárida do Sul da África entre Namíbia e Botsuana, registrando suas conversas tanto durante as atividades diárias quanto à noite, quando se reuniam em torno das fogueiras. Inicialmente, estes registros, a maior parte feita nos anos 1970, tinham outros fins, mas, revisitando o material, a antropóloga descobriu que o tema das conversas variava muito do dia para a noite.
Durante o dia o foco ficava em temas socioeconômicos, como as necessidades do grupo, críticas, reclamações e fofocas sobre seus integrantes e brincadeiras, geralmente de cunho sexual, feitas exclusivamente entre membros com o mesmo gênero e faixa etária. Já à noite estas tensões se amainavam. Predominavam então longas histórias centradas em eventos e pessoas do passado recente e distante da tribo, relatos de viagens e visitas a outros grupos da mesma etnia, conhecida como !Kung ou Ju/'hoansi (com exclamações, apóstrofos, barras e hifens traduzindo sons de “cliques” próprios do seu idioma), mitos e cerimônias religiosas.
— Há algo no fogo no meio da escuridão que une, alivia e também excita as pessoas. É algo íntimo — diz Polly. — O período noturno em volta da fogueira é um tempo universal de união, de repassar informações sociais, se divertir e dividir emoções. À noite, falamos sobre as características de pessoas que não estão presentes e fazem parte de nossas redes sociais maiores, de pensamentos sobre o mundo espiritual e como ele influencia o humano. E temos ainda cantos e danças, que também ajudam a unir o grupo.