Em qual líquido do corpo humano encontramos nutrientes, gases e excretas?
Soluções para a tarefa
Resposta:
Login
0

Língua Portuguesa
Matemática
Geografia
História
Física
Química
Biologia
Inglês
Educação Física
Artes
Religião
Educação Financeira
Espanhol
Disciplinas Complementares
Antropologia
Astronomia
Datas Comemorativas
Filosofia
Sociologia
SISTEMA CIRCULATÓRIO
Postado por Adriana Lopes em 25/01/2019
Sistema que transporta oxigênio e nutrientes para todas as partes do corpo
Sistema circulatório, também conhecido como sistema cardiovascular, é o conjunto formado por coração e vasos sanguíneos, que são responsáveis pelo transporte de oxigênio e nutrientes para as diversas partes do corpo dos seres vivos, como células, músculos e outros órgãos. Além disso, realizam a remoção das toxinas dos tecidos.
Dessa maneira, o sistema circulatório tem uma importância significativa por ser responsável pelo bom funcionamento do organismo.
Componentes do sistema circulatório
Antes de entender o processo de circulação do sangue pelo corpo, é fundamental conhecer os componentes do sistema circulatório. São eles: sangue, coração e vasos sanguíneos.
Sangue
O sangue é o líquido que circula entre as artérias e veias com as funções de absorver o oxigênio e nutrientes, e distribuí-los entre as células, além de eliminar substâncias tóxicas do organismo, estabelecer relações entre as suas várias partes, contribuir para o equilíbrio da temperatura e ajudar na sua defesa.
Coração
Órgão central do sistema circulatório, o coração é o responsável por bombear sangue para as diversas partes do corpo. Localizado na caixa torácica, entre os pulmões, impulsiona o sangue por meio dos movimentos de contração ou sístole, relaxamento e diástole.
Seu funcionamento ocorre da seguinte maneira: do lado direito bombeia o sangue chamado venoso, rico em gás carbônico, para os pulmões, enquanto o lado esquerdo bombeia sangue arterial, com oxigênio, para o corpo.
O coração é estruturado da seguinte maneira:
- Pericárdio: membrana que reveste o exterior do coração;
- Endocárdio: reveste o seu interior;
- Miocárdio: fica localizado entre o pericárdio e o endocárdio;
- Átrios ou aurículas: são as cavidades localizadas nas partes superiores, por onde o sangue chega ao coração;
- Ventrículos: são as cavidades da parte inferior, região por onde sai o sangue;
- Válvula tricúspide: estrutura que impede o refluxo do sangue do átrio direito para o ventrículo direito;
- Válvula mitral: evita o refluxo de sangue do átrio esquerdo para o ventrículo esquerdo.
Vasos sanguíneos
Os vasos sanguíneos são uma rede de finos tubos que levam o sangue para todas as partes do corpo. Se ramificam e formam as artérias, veias e capilares.
- Artérias: são vasos com parede espessa e resistente que saem do coração e levam o sangue para outras partes do corpo. As artérias pulmonares transportam o sangue venoso (com gás carbônico) do coração para os pulmões e a aorta envia o sangue arterial, rico em gás oxigênio, do coração para os tecidos do corpo humano.
- Veias: são vasos que transportam o sangue dos tecidos para o coração. As pulmonares levam o sangue arterial dos pulmões para o coração e as demais veias transportam o sangue venoso.
- Capilares: são ramificações de veias e artérias em tamanhos minúsculos, compostos de uma camada de células em suas paredes, o que possibilita a troca de substâncias entre as células e o sangue. São ligadas às veias para levar o sangue de volta ao coração.
Circulação sanguínea
Por meio do sistema circulatório, o sangue realiza um percurso chamado de circulação sanguínea, que consiste na passagem do sangue pelo coração por duas vezes denominados pequena e grande circulação.
Pequena circulação
Também denominada circulação pulmonar, a pequena circulação é o caminho percorrido pelo sangue do coração aos pulmões e também o sentido contrário. Esse trajeto consiste na saída do sangue do ventrículo direito para a artéria pulmonar, onde se ramifica e segue para os pulmões.
Ao chegar aos pulmões, é realizado o processo de liberação do gás carbônico e absorção do gás oxigênio e, por fim, o sangue oxigenado, que leva o nome de arterial, é levado dos pulmões para o coração através de veias pulmonares ligadas ao átrio esquerdo.
Grande circulação
A grande circulação ou sistêmica, é o trajeto que o sangue percorre do coração para as células do corpo e vice-versa. Nesse percurso, o sangue arterial que chega dos pulmões segue em direção ao átrio ventrículo esquerdo, passando em seguida pela artéria aorta que leva o sangue para os tecidos do corpo.