Em qual frase há uma comparação? *
1 ponto
A) Aí ele inventou de dizer que jamais se separariam...
B) ele seria, para ela, como aquele nervinho da carne...
C) – Credo, Osmar, que mau gosto!
D) O amor também pode acabar por uma má escolha de metáforas.
Soluções para a tarefa
Leia.
A comparação é determinada por meio da relação de similaridade, ou seja, pela comparação de dois termos ou ideias num enunciado. Ela é acompanhada de elementos comparativos (conectivos): como, tal qual, tal como, assim, tão, quanto, parece etc.
01 – Em qual frase há uma comparação?
R:B) ele seria, para ela, como aquele nervinho da carne...
Leia.
“Aquele menino ali é um girafa.” A comparação feita nessa frase é impossível, uma vez que “menino” e “girafa” não integram o mesmo campo de significação. Menino é do campo humano, e girafa é do campo animal. Para que entendamos a intenção do autor ao estabelecer essa relação, precisamos isolar o termo girafa de seu campo de significação lexical, espécie animal, e integrá-lo às conotações possíveis que circundam essa palavra. Agora, a partir do contexto gerado pela palavra menino, podemos selecionar a melhor conotação para que o sentido da frase seja alcançado: muito alto, herbívoro. A caracterização que melhor se encaixa para modificar menino é a que se refere à altura, uma vez que herbívoro não é categorização no campo humano. Finalizado esse processo, podemos entender que a ideia que o autor pretendeu passar é a de que determinado menino é muito alto.
02 – Em qual frase há uma metáfora?
R:B) Meu amor é uma caravana de rosas vagando num deserto inefável.
Há uma comparação em "ele seria, para ela, como aquele nervinho da carne...". Alternativa B.
Há duas figuras de linguagem que lidam com a comparação entre termos: a comparação e a metáfora. A grande diferença entre elas é a presença ou não de um conectivo comparativo, o que torna a aproximação entre termos implícita ou explícita.
A comparação é sempre explícita, ou seja, apresenta conectivo comparativo. Na frase correta, o conectivo é a conjunção "como", enquanto os termos aproximados pela comparação são "ele" e "aquele nervinho da carne". Por outro lado, na metáfora não há conectivo.
Mais sobre o tema: https://brainly.com.br/tarefa/10600491