Em qual faixa de altitude da atmosfera se concentra 98% de sua massa total?
Soluções para a tarefa
Resposta:
A atmosfera terrestre é a camada de gases que envolve a Terra; que não se dissipa, devido à ação da gravidade; e que, vista do espaço, mostra nosso planeta como uma esfera de cor azul brilhante.
Ela é importante porque nos protege da perigosa radiação ultravioleta procedente do sol e porque permite que a Terra mantenha o calor durante a noite e, por outro lado, não esquente demais durante o dia. Não fosse ela, a superfície do nosso planeta teria diferenças enormes de temperatura entre as áreas de sombra e as ensolaradas, como ocorre na lua, por exemplo.
Ela é composta principalmente de nitrogênio (cerca de 78,09% em volume), seguindo-se o oxigênio (20,95%) argônio (0,93%), gás carbônico (0,039%) e pequenas quantidades de outros gases. Há também uma quantidade variável de vapor d'água.
Quanto mais se sobe, a partir da superfície terrestre, mais rarefeita se mostra. Por isso, sua massa, que é de aproximadamente 5 x 1015 toneladas, está concentrada principalmente próxima à superfície do planeta. Nos primeiros 11 km da atmosfera, encontram-se ¾ da massa total.
A rarefação do ar é progressiva e não há uma separação nítida entre a atmosfera e o espaço exterior, ou seja, não há um limite superior definido para o envoltório gasoso da Terra. Normalmente costuma-se colocar esse limite a 100 km de altitude, a chamada Linha Kármán. Mas isso para fins relacionados à aviação. Se levarmos em conta a ação da gravidade sobre os gases que envolvem a Terra, o espaço exterior começa bem depois, ou seja, a espessura da atmosfera terrestre é bem maior, de até 10.000 km talvez.
Explicação:
não sei se esta certo espero que sim
Resposta:
A atmosfera é a mais densa próxima à superfície, tornando-se rarefeita com o aumento da altitude. Até os primeiros 29 km, a atmosfera concentra 98% de sua massa total.
Explicação:
Espero que tenha ajudado