em quais países Residem os Masai? Conhecendo o histórico de ocupação do continente africano qual é a principal explicação para esse povo espalhar-se por diversos países?
Soluções para a tarefa
Resposta: Os masai são localizados na Quênia ou no norte da tarzana. E a principal explicação deles se espalharem por diversos países é pelo fato de ser o único grupo autorizado a viajar livremente!
Espero ter ajudado
Explicação:
Os Maasai ou Masai são um grupo étnico que habita o norte, o centro e o sul do Quênia e o norte da Tanzânia.
Eles estão entre uma das culturas africanas mais conhecidas internacionalmente devido à sua residência perto de locais e parques turísticos, assim como exibem seus costumes e vestimentas distintos.
Sua expansão se tornou possível por conta de seu modo de vida pastoral, altamente especializado e sua cultura guerreira.
Etnia Masai e sua expansão
Os Maasai habitam a região africana dos Grandes Lagos e chegaram vindos originalmente da região que hoje comprrende o Sudão do Sul.
É uma tribo conhecida por serem pastores e são famosos por sua reputação como guerreiro e ladrões de gado.
Os Maasai e outros grupos na África Oriental adotaram costumes e práticas de grupos vizinhos, incluindo o sistema de organização social por idade, circuncisão e termos de vocabulário.
O território Maasai atingiu seu maior tamanho em meados do século 19 e cobriu quase todo o Vale do Rift e terras adjacentes. Nessa época, os Maasai, bem como o maior grupo do qual estavam integrados, criavam gado por todo este território, até a costa leste de Tanga em Tanganyika (agora Tanzânia).
Seus guerreiros usavam e ainda usam lanças e escudos, mas eram mais temidos por lançar pedaços de madeira conhecidos como orinka, a arma tradicional da etnia, que podiam ser arremessados com precisão por longas distancias.
Em 1852, houve um relato de uma concentração de 800 guerreiros Maasai marchando para onde hoje é o Quênia. Em 1857, depois de terem despovoado a região do sudeste do Quênia, guerreiros Maasai ameaçaram Mombasa na costa queniana.
Esse período de expansão foi seguido pelos Maasai “Emutai” de 1883-1902. Este período foi marcado por epidemias de pleuropneumonia contagiosa bovina, peste bovina e varíola.
A estimativa apresentada por um tenente alemão no que era então o noroeste de Tanganyika era que 90% do gado e metade dos animais selvagens morreram de peste bovina. Médicos alemães na mesma área alegaram que “a cada segundo” o africano tinha um rosto marcado por varíola. Este período coincidiu com a seca entre 1897 e 1898.
Segundo uma estimativa, dois terços dos Maasai morreram durante este período. Maasai em Tanganyika foram deslocados das terras férteis entre o Monte Meru e o Monte Kilimanjaro, e da maioria das terras férteis perto de Ngorongoro na década de 1940.
Mais terras foram tomadas para criar reservas de vida selvagem e parques nacionais.
Os Maasai são pastores e resistiram ao apelo dos governos da Tanzânia e do Quênia para adotar um estilo de vida mais sedentário. Eles exigiram direitos de pastagem para muitos dos parques nacionais em ambos os países.
O povo Maasai se opôs à escravidão e nunca tolerou o tráfico de seres humanos; forasteiros que procuravam pessoas para escravizar evitavam os Maasai.
Saiba mais sobre a economia da etnia Masai em:
https://brainly.com.br/tarefa/24065749
#SPJ2