Psicologia, perguntado por francitorres20, 1 ano atrás

Em quais contextos de trabalho do psicólogo a avaliação psicológica pode ser realizada? Exemplifique. ​

Soluções para a tarefa

Respondido por wannysafirap61m1c
1

1. A Avaliação psicológica na prática clínica

A Avaliação Psicológica dentro do contexto clínico, está tradicionalmente relacionada ao diagnóstico psicológico, psicodiagnóstico ou formulação/conceitualização de caso.

2. Avaliação psicológica no contexto escolar

Uma avaliação psicológica no âmbito educacional, pode contar também com o auxílio de instrumentos científicos, pode ajudar na compreensão de algumas características que estão vinculadas ao processo de aprendizagem, como por exemplo: capacidades de leitura, escrita, aritmética, funções executivas, memória, atenção, inteligência, habilidades psicomotoras, habilidades sociais, motivação para aprender, criatividade, investigação de interesse vocacional, de sintomas de estresse, depressão, ansiedade, hiperatividade dentre tantas outras situações que aparecem no ambiente escolar.

3.Avaliação psicológica no trânsito

Hoje a avaliação é regulamentada pelas Resoluções n°267/08, do Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN), e a Resolução n° 007/2009, do Conselho Federal de Psicologia. (STÜRMER, MADEIRA, MARQUES E SOARES 2011, p. 11)

A avaliação psicológica para obter a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) é, geralmente, o maior campo de atuação dos psicólogos na área de trânsito. Tal avaliação possui especificidades, pois se acrescenta às normativas do CFP, que trazem diversas questões éticas para o profissional, as regulamentações dos órgãos de trânsito.

4.Avaliação Psicológica Pericial

A avaliação psicológica pericial ou perícia psicológica forense, difere de outros tipos de avaliação psicológica porque seu objetivo final é o de subsidiar decisões legais quando estas dependem de um entendimento acerca do funcionamento psicológico do ou dos envolvidos.

A perícia psicológica pode se fazer presente em questões relacionadas ao Direito de Família, ao Juizado da Infância e Juventude, ao Direito Civil, Direito Penal e do Trabalho.

Os instrumentos utilizados nas perícias psicológicas são praticamente os mesmos utilizados nas avaliações clínicas, pois no Brasil faltam instrumentos criados especificamente para avaliar aspectos subjetivos que relacionem- se com as questões legais. (JUNG, 2014, p. 01). Os instrumentos mais utilizados nas perícias psicológicas são: entrevista psicológica, testes de personalidade projetivos e de inteligência. (IBIDEM p. 15)

5.Avaliação Psicológica para porte de arma de fogo

 na avaliação não é possível fazer uma previsão segura de comportamento violento no futuro. No entanto, é possível verificar principalmente se uma pessoa tem características violentas, controle emocional e até mesmo constatar se alguma característica está sendo omitida em função do uso de determinados mecanismos de defesa do candidato diante da situação de avaliação.

6.Avaliação Psicológica Organizacional

A avaliação psicológica que inclui aplicação de testes psicológicos no processo seletivo não pode ser encarada como um recurso infalível, entretanto fará diferença na tomada de decisão sobre os candidatos, pois é capaz de identificar algumas características que seriam mais difíceis somente com entrevistas ou técnicas de dinâmicas de grupo

7.Avaliação Psicológica Hospitalar

A avaliação psicológica realizada no hospital permite identificar de uma forma dinâmica a percepção do indivíduo acerca da situação de adoecimento e as principais mudanças que ocorreram a partir desta experiência.

O psicólogo inicia essa avaliação partindo da premissa de que as características do ambiente hospitalar, os dados psicossociais e o estágio de desenvolvimento representam as principais informações a serem exploradas na abordagem inicial (Matarazzo, 1990, citado por Azevêdo, 2010), o que permite estabelecer o vínculo com o paciente hospitalizado.  

Diante dos dados obtidos na avaliação psicológica torna-se possível construir um parecer e direcionar condutas, além de representar uma oportunidade para compartilhar informações com a equipe de saúde. Dessa forma, percebe-se que existem possibilidades a serem realizadas a partir da avaliação psicológica, mas o foco se mantém para a descrição dos fenômenos psíquicos. (LOPES E AMORIM, 2004 citado por AZEVÊDO, 2010).

Perguntas interessantes