Em quais alimentos podemos encontrar os minerais cálcio e fósforo em quantidades consideráveis?
Soluções para a tarefa
Cálcio
Função no corpo: É o principal elemento para a formação e manutenção dos ossos e dos dentes. Tanto é que 99% da quantidade total desse mineral presente em nosso corpo estão nessas partes. É especialmente importante na infância para o crescimento. Outras funções do cálcio são: ativar as enzimas, conduzir os impulsos nervosos, contração muscular e evitar coagulação sanguínea.
O que a carência e o excesso de cálcio podem causar no organismo? A pouca quantidade do mineral pode resultar em retardo do crescimento, dentes e ossos frágeis, raquitismo e, até mesmo, osteoporose. Já se consumido excessivamente, pode causar calcificação dos ossos e tecidos moles, comprometimento renal e prejuízo à absorção do ferro.
Principais fontes alimentares: Leite, iogurte, queijos, peixes, gema do ovo, hortaliças verdes, gergelim e feijão.
Fósforo
Função no corpo: É um elemento essencial na formação dos ossos e dos dentes, participa do metabolismo dos glicídios, ajuda a gerar energia e faz parte das membranas celulares.
O que a carência e o excesso de fósforo podem causar no organismo? A falta de fósforo no corpo causa dor nos ossos, perda de memória, taquicardia, miopatias e resistência à insulina. Já em excesso, causa hipertensão, confusão mental, sensação de peso nas pernas e, até mesmo, derrame e ataque cardíaco.
Principais fontes alimentares: Leite e seus derivados, peixe, ovos, oleaginosas, carne bovina, semente de abóbora, amendoim, salmão, iogurte, avelã, carne de porco e alho.
Ferro
Função no corpo: É essencial para o bom funcionamento das células e para a síntese de DNA, participa de reações enzimáticas, fornece energia, transporta oxigênio para os músculos, atua como fixador do oxigênio nas fibras musculares cardíacas e músculo esquelético e auxilia na formação da hemoglobina.
O que a carência e o excesso de ferro podem causar no organismo? A deficiência de ferro resulta em problemas como anemia, falta de ar, fraqueza, anemia e palidez. Já o consumo excessivo pode causar convulsões, náuseas, vômito, hipotensão e paladar metálico.
Principais fontes alimentares: Carnes vermelhas (principalmente fígado), leguminosas, vegetais verde-escuros, gema de ovo, tofu, uva passa e grãos integrais.
Cobre
Função no corpo: Esse mineral é responsável pela formação do sangue e dos ossos, pela produção de melanina e por liberar a energia dos alimentos.
O que a carência e o excesso de cobre podem causar no organismo? A carência desse nutriente pode resultar em manchas na pele, neutropenia, problemas na tireoide, osteoporose e, até mesmo, doenças neurodegenerativas como Alzheimer e Parkinson. Já o consumo em excesso, que é algo muito raro, pode provocar náuseas, vômitos, diarreias, hemorragia gastrointestinal, anemia hemolítica e icterícia.
Principais fontes alimentares: Amendoim, carne bovina, alface, bacalhau, fígado, maçã, cacau em pó, leite de vaca, cenoura, ostras, ovo, brócolis e aveia.
Iodo
Função no corpo: A principal função desse mineral é produzir a glândula da tireoide. Além disso, o iodo cuida da manutenção do calor do corpo.
O que a carência e o excesso de iodo podem causar no organismo? A deficiência de iodo pode provocar o bócio (hipertrofia da glândula tireoide), além de cretinismo e perturbações no crescimento. Já o consumo em excesso pode resultar no aumento de casos de Tireoidite de Hashimoto e hipotireoidismo. O consumo diário não deve ultrapassar os 150mg.
Principais fontes alimentares: Leite, babatas rústicas, bacalhau, camarão, ameixas secas, ovos cozidos, iogurte natural, banana e cranberry.