Em projetos mutuamente excludentes, o uso simultâneo do Valor Presente Líquido (VPL) e da Taxa Interna de Retorno (TIR) pode trazer conclusões conflitantes em função de suas características e pressupostos básicos descritos. Para investimentos independentes, no entanto, esses métodos produzem sempre a mesma indicação (aceitar ou rejeitar) de decisão.
É muito defendida a superioridade teórica do método do VPL em relação ao método da TIR. A TIR é criticada notadamente em função de seu resultado ser expresso em valores percentuais o que distorce a avaliação de projetos com diferentes níveis de investimento e do pressuposto de reinvestimento a própria taxa de rentabilidade calculada.
Em verdade, a TIR de uma alternativa de investimento representa com maior rigor as oportunidades de reaplicação dos fluxos intermediários de caixa. A taxa de desconto definida pela empresa, base de cálculo do VPL, por sua vez, constitui-se na prática na versão mais fiel das oportunidades futuras de reinvestimentos. Essa taxa exprime em essência um valor aproximado do custo de oportunidade definido pela empresa e serve em consequência como uma medida mais indicativa das possibilidades de reinvestimentos.
Não obstante os argumentos da superioridade do método VPL, não se deve ignorar a importância da TIR, principalmente, por se constituir, na maioria das vezes, no indicador econômico de compreensão mais evidente e lógico de muitas pessoas. Mesmo assim, toda vez que o uso da TIR for eleito, é indispensável que as limitações do método estejam nítidas para os consumidores da informação, notadamente quando se tratar de um processo de avaliação econômica de proposta de investimentos mutuamente exclusivas.
ASSAF NETO, A. Finanças Corporativas e Valor. São Paulo: Atlas, 2010 (adaptado).
Considerando o texto apresentado, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. O método do VPL possui superioridade teórica em relação ao método da TIR, já que a taxa de desconto definida pela empresa, base de cálculo do VPL, representa o custo de oportunidade de possíveis reinvestimentos.
PORQUE
II. O método da TIR, por ser expresso em valores percentuais, distorce a avaliação de propostas com distintos níveis de investimento.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
Escolha uma opção:
a.
As asserções I e II são verdadeiras, e a asserção II é uma justificativa correta da I.
b.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
c.
As asserções I e II são proposições falsas.
d.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
e.
As asserções I e II são verdadeiras, mas a asserção II não é uma justificativa correta da I.
Soluções para a tarefa
Respondido por
2
Resposta:
a) as asserção 1 e 2 são verdadeiras,a asserção 2 é uma justificativa falsa
Respondido por
0
Resposta:
As asserções I e II são verdadeiras, mas a asserção II não é uma justificativa correta da I.
Explicação:
correção pelo AVA
Perguntas interessantes
ENEM,
4 meses atrás
Química,
4 meses atrás
História,
4 meses atrás
Português,
5 meses atrás
Sociologia,
5 meses atrás
Matemática,
10 meses atrás
Matemática,
10 meses atrás