“Em Programação Orientada a Objetos, objeto é uma coisa material que pode ser percebida pelos sentidos e descrita por meio das suas características ou atributos, comportamento ou métodos e estado atual”. Por exemplo, vamos considerar um cachorro como nosso “objeto” de estudo.
Podemos deduzir que o mesmo possui algumas características (ou atributos) que pertencem a ele próprio, como por exemplo:
Um nome, uma idade, um comprimento de pelos, uma cor dos pelos, um peso, etc.
Podemos também identificar um conjunto de ações (ou métodos) que ele é capaz de executar:
Latir, Babar, Correr em círculos, pegar a bola, etc.
E por fim podemos definir qual estado que ele se encontra:
Correndo, dormindo, latindo, comendo, etc.
Com base nos conceitos acima, responda a seguir o que se pede:
Descreva 4 objetos físicos e 4 abstratos e classifique-os quando aos seus atributos, métodos e estado.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Fisicos:
Impressora:
Atributos: cor, modelo, marca,capacidade,voltagem
Metodos: imprimir,scanear,ligar,desligar
Estado:Imprimindo,Scaneando,LIgando,Desligando
Celular:
Atributos:cor, modelo, marca,resolução
Metodos:ligar,desligar,ligar(fazer chamada),
Estado:,Ligando,Desligando,realizando chamada,recebendo chamada.
Bicicleta:
Atributos:cor,modelo,aro,marchas
Metodos:andar,frear,empinar
Estado:andando,parando,freando
Faca:
Atributos:cor,tamanho
Metodos:cortar,fatiar,furar
Estado:cortando,fatiando,furando
Abstratos:
Aluno:
Atributos:idade,sexo,nome
Metodos:matricular,lançar nota
Estado:matriculado,ativo
WIfi:
Atributos:nome,senha,potencia
Metodos:conectar,desconectar
Estado:ligado,desligado,conectando
Luz:
Atributos:freguencia,intencidade
Metodos:iluminar
Estado:iluminando
Funcionario:
Atributos:nome,idade,cargo
Metodos:Contratar,demitir
Estado:ativo