Direito, perguntado por gabrielrnm, 4 meses atrás

"Em principio, a guarda dos filhos constitui direito natural dos genitores. Verificado, porém, que não devem eles permanecer em poder da mãe ou do pai, o juiz deferirá a sua guarda a pessoa que revele compatibilidade com a natureza da medida, considerados, de preferência, o grau de parentesco e as relações de afinidade e afetividade com os infantes (CC, art. 1.584. 5 5º. com a redação dada pela Lei n. 13.058, de 22-12-2014)". (Gonçalves, Carlos Roberto. Direito civil brasileiro, volume 6: direito de família 15. ed. - São Paulo: Saraiva Educação, 2018)

Nesse contexto, analise as seguintes afirmativas a respeito da guarda dos filhos:

I. Guarda Compartilhada: É, em regra, fixada pelo juiz quando os pais não chegam em um acordo. Ocorre quando o pai e a mãe são responsáveis pela guarda do filho, sendo as decisões a respeito do filho são tomadas em conjunto.

II. Guarda Alternada: É aquela na qual durante alguns dias a mãe terá a guarda exclusiva e, em outros períodos, o pai terá a guarda exclusiva.

III. Guarda Exclusiva: Ocorre quando o pai ou a mãe fica com a guarda do menor e a outra pessoa não terá contato com o filho.

E correto o que se afirma:​

Anexos:

Soluções para a tarefa

Respondido por dalvamedoli
3

Resposta:

I e II são as corretas

Explicação:

Guarda exclusiva ou unilateral: O genitor qual não detém a guarda tem o direito de visitas  dever de supervisionar interesses, tornando a alternativa III invalida

Respondido por falcaoc075
0

Resposta:

I e II apenas

Perguntas interessantes