Em Primeiros Socorros, a avaliação primária da vítima deve ser completada em, no máximo, 30 segundos, tendo por objetivo avaliar as condições de risco e a necessidade do início precoce do suporte básico de vida.
STIES, S. W.; ORTOLAN, X. R. Técnicas e procedimentos de primeiros socorros. Maringá-PR: Unicesumar, 2019.
De acordo com o Dicionário On line, responsividade é a capacidade de responder rápida e adequadamente ao que lhe é perguntado, adaptando-se às circunstâncias. E responsivo é a pessoa que dá uma resposta rápida e clara adequando-se a uma situação.
Em primeiros socorros, o primeiro contato com a vítima chama-se RESPONSIVIDADE e deve ser realizado antes da avaliação primária e com todas as vítimas do acidente.
Elaborado pelo professor, 2021.
São procedimentos para avaliação da responsividade:
I. Aproximar-se da vítima e ajoelhar próximo da cabeça;
II. Colocando a mão sobre os ombros da vítima e chamar por ela.
III.. Se ela não responder e não reagir, significa que vítima encontra-se responsiva;
IV. Checagem dos sinais vitais que contemplam a verificação da respiração, pulso, idade e tipo sanguíneo;
V. Checar o estado geral, sendo possível determinar a orientação temporal e espacial da vítima, o nível de consciência e os sinais vitais.
E correto afirmar:
Alternativas
Alternativa 1:
I apenas.
Alternativa 2:
II e III apenas.
Alternativa 3:
I, III e IV apenas
Alternativa 4:
II, III e V apenas.
Alternativa 5:
I, II e V apenas
estar irresponsiva
Soluções para a tarefa
Resposta alternativa 3
Explicação:
No Atendimento Pré Hospitalar (APH) o objetivo é identificar o estado em que a vítima se encontra e garantir que ela fique estável para ser transferida a um serviço de referência. Estão de acordo com essa premissa as afirmativas I, II e V apenas - Alternativa 5.
Nesse momento, o socorrista pode avaliar diversos padrões de responsividade ao somente chamar a vítima. Se ela responder qualquer coisa, ainda que não entendível, sabe-se que ela tem as vias aéreas pérveas e que está responsiva (por isso a III está errada).
Outros parâmetros devem ser investigados, seguindo o ABCDE do trauma: A (Airway) avalia a via aérea, B (breathing) avalia a respiração, C (circulation) avalia a circulação, D (disability) avalia a resposta neurológica e E (exposure) expõe as lesões do paciente.
Em D é importante realizar a Escala de Coma de Glasgow que vai avaliar a responsividade motora, verbal e ocular.
Continue estudando em https://brainly.com.br/tarefa/7381382