Em pouco mais de cinco anos, entre o dia 1º de julho de 1940 e o dia 31 de julho de 1945, as fábricas dos Estados Unidos produziram 296 601 aviões de guerra, 71 060 navios de guerra [...] e 86 388 tanques. Isso era mais do que a produção somada de quase todas as demais nações em luta. Os norte-americanos envolveram 15 milhões de homens no conflito, dez milhões deles nas Forças Armadas, e criaram uma enorme organização civil e militar em seu país, que estava voltada para o esforço de guerra. Como os Estados Unidos foram o único dos grandes países envolvidos a não ter o território bombardeado, seu sistema econômico nunca deixou de funcionar, produzindo cada vez mais e mais rápido. CHIARETTI, Marco. A Segunda Guerra Mundial. São Paulo: Ática, 1995. p. 40. Com base no texto pesquise qual foi a atuação dos Estados Unidos na Segunda Guerra Mundial?
Soluções para a tarefa
Resposta:
R - Em primeiro plano, cabe salientar que os EUA tiveram sim seu território bombardeados durante a 2ª Guerra Mundial, como na base aeronaval do Havaí, em 7 de dezembro de 1941, pelos japoneses.
Contudo, devido ao palco da guerra ser na Europa, norte da África e sudeste da Ásia, não era o objetivo dos países do Eixo (Alemanha, Itália e Japão) a conquista do território americano. O ditador Adolf Hitler com sua política expansionista, almejava tomar a Europa.
Neste sentido, seu pátio industrial não sofreu perdas, o que contribuía pela produção incessante de maquinário bélico, pois era inviável mandar aviões bombardeiros, escoltados por caças, para atacar os EUA do outro lado do Oceano Atlântico pelo lado europeu e Oceano Pacífico, pelo lado asiático.
Explicação: