em pesquisa mercadológica quais são resposta e perguntas fechada
Soluções para a tarefa
Resposta:
As perguntas de resposta fechada são aquelas nas quais o respondente seleciona uma ou diversas alternativas dentre um conjunto de alternativas pré-definidas. Isso significa que ele não precisa escrever nada por extenso. Elas são bastante usadas em questionários porque produzem resultados facilmente quantificados, agilizando o processo de análise
Explicação:
Existem muitas variações de perguntas fechadas, mas o respondente sempre terá que escolher entre opções de alternativas pré-determinadas. Abaixo explicamos melhor alguns dos sub-tipos de pergunta fechada:
Múltipla escolha: é um formato versátil que permite que o respondente escolha uma ou mais opções entre uma lista. Por ser bem flexível e fácil de entender, é o tipo de pergunta mais usada em questionários de pesquisa de mercado. Dependendo do objetivo, as respostas podem representar um item só ou uma combinação de itens, e o respondente pode ter um limite de escolhas ou não.
No exemplo, os respondentes podem ter consumido um ou mais refrigerantes nos últimos 7 dias.
Dicotômica: uma pergunta que só tem duas opções de resposta, que geralmente são “sim/não”, “concordo/discordo”, ou “verdadeiro/falso”.
Perguntas RU (Resposta única): perguntas nas quais apenas um tipo de resposta pode ser escolhido. Um uso comum desse tipo de pergunta é para medir a satisfação de consumidores em relação a um produto/serviço como, por exemplo, numa pesquisa de satisfação utilizando o NPS.
Matriz: esse tipo de pergunta permite que o respondente avalie uma série de itens usando a mesma escala. Tem a vantagem de facilitar o processo por permitir que várias perguntas sejam respondidas usando a mesma referência de avaliação. Aqui, podem ser usadas matrizes de resposta única ou de resposta múltipla:
Existem alguns tipos de perguntas escala que podem ser usados nas perguntas tipo matriz. A mais comum e indicada é a Likert. Esse tipo de escala mede tanto a direção (favorável ou não) quanto o grau (quanto o respondente é favorável). O respondente opta entre níveis de uma escala de pontos, que varia entre “extremamente positivo“ e “extremamente negativo“ dependendo do que está sendo avaliado.
Ranking: nesse tipo de pergunta, o respondente ordena as alternativas de acordo com uma escala, que pode ser em função da sua preferência ou outro fator que é determinado no questionário. Ela permite compreender valores relativos, mas não demonstra o grau de diferença entre as alternativas.