Em O que é literatura infantil, Lígia Cademartori coloca em foco a questão do adjetivo “infantil”:
“A principal questão relativa à literatura infantil diz respeito ao adjetivo que determina o público a que se destina. A literatura enquanto só substantivo, não predetermina seu público. Supõe-se que este seja formado por quem quer que seja interessado.
A literatura com adjetivo supõe que sua linguagem, seus temas e pontos de vista objetivam um tipo de destinatário particular. Com isso:
Cademartori trata do elemento maravilhoso nos contos folclóricos.
(...) Cabe situar o folclore, isto é, o conjunto de manifestações artísticas do povo: danças, cerimônias, canções e, especialmente, contos: fator de reconhecimento entre os camponeses, manifestação de sua própria imagem, reflexo de suas contradições e de suas crises e, catarticamente, representação de uma solução possível que – não poderia ser de outra forma – se manifestava através da mágica e do elemento maravilhoso.
Segundo esta linha de raciocínio, os contos folclóricos tinham soluções mágicas porque:
I - Se não fosse por esta solução, personagens como Cinderela e outros não teriam como sair de sua situação de marginalizados.
II - A mágica e o maravilhoso eram elementos que encantavam apenas as crianças.
III - A fantasia era uma forma de fuga da realidade miserável.
Tendo em vista o texto de Cademartori e o que você estudou sobre o elemento maravilhoso, podemos considerar correto o que é dito em:
Escolha uma:
a. II e III, apenas.
b. I e III, apenas.
c. I, apenas.
d. I, II e III.
e. I e II, apenas
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Alternativa II e III: A existência da literatura infantil ocorre através da ascensão da família burguesa e transformação da história infantil.
Por muito tempo as crianças foram vistas como adultos em miniatura, participavam de vários aspectos na vida adulta.
Foi com o declínio do feudalismo que esse quadro começou a mudar e foram surgindo as primeiras posições diferenciadas sobre o assunto.
Os livros infantis começaram a surgir na segunda metade do século XVII, com uma linguagem poética a realidade da época começou a ser engloba nesses contos, porém utilizando a fantasia como forma de expressão.
Eram contos que possuiam um vasto simbolismo na sua escrita, podendo ser aprofundado tanto na forma psicológica como em uma esfera social.
A diversidade de contos destacou-se, porém foi o francês Charles Perrault, de 1697, que maior evidencia conquistou com suas fabulosas história, utilizando a magia e o maravilhoso como arte literária.
Por muito tempo as crianças foram vistas como adultos em miniatura, participavam de vários aspectos na vida adulta.
Foi com o declínio do feudalismo que esse quadro começou a mudar e foram surgindo as primeiras posições diferenciadas sobre o assunto.
Os livros infantis começaram a surgir na segunda metade do século XVII, com uma linguagem poética a realidade da época começou a ser engloba nesses contos, porém utilizando a fantasia como forma de expressão.
Eram contos que possuiam um vasto simbolismo na sua escrita, podendo ser aprofundado tanto na forma psicológica como em uma esfera social.
A diversidade de contos destacou-se, porém foi o francês Charles Perrault, de 1697, que maior evidencia conquistou com suas fabulosas história, utilizando a magia e o maravilhoso como arte literária.
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Resposta:
I, II e III
Explicação:corrigida pelo ava
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