Em “O estatuto da Literatura Infantil”, Reginal Zilberman afirma que a natureza da Literatura Infantil possui uma duplicidade congênita: “de um lado, percebida sob a ótica do adulto, desvela-se sua participação no processo de dominação do jovem, assumindo um caráter pedagógico, por transmitir normas e por envolver-se em sua formação moral. De outro, quando se compromete com o interesse da criança, transforma-se num meio de acesso ao real, na medida em que lhe facilita a ordenação de experiencias existenciais [...]”.
Diante da afirmação de Regina Zilberman e das discussões sobre a função humanizadora da Literatura e o lugar da Literatura na educação, agora você deve argumentar sobre o papel do professor de Literatura Infantil diante dessa duplicidade, tendo como embasamento teórico os textos estudados até aqui
Soluções para a tarefa
Respondido por
2
Podemos dizer que o professor de Literatura Infantil, desempenha um nobre papel na sociedade. E esse papel requer do mesmo, responsabilidade e compromisso.
O primeiro compromisso, vai de encontro ao seu papel pedagógico, que requer dele a responsabilidade de fornecer conhecimento ao aluno, sobre a literatura, sobre a interpretação dos textos, e sobre o aluno ser capaz de formar seu pensamento crítico.
O segundo compromisso, se relaciona com o fato do mesmo fazer com que o aluno tenha amor pela leitura, despertando seu interesse. Entendendo que é através da leitura que conseguimos entender e aprender mais sobre o mundo.
É admirável o papel do professor de Literatura na educação.
Perguntas interessantes