Em novembro de 2015, todos assistiram atônitos a maior tragédia ambiental da história do Brasil e a maior do mundo envolvendo mineração, quando uma barragem de rejeitos de minério da empresa Samarco se rompeu no Rio Doce, na cidade de Mariana, Minas Gerais. Toneladas de rejeitos, principalmente ferro e sílica, foram despejadas no rio, causando a morte de milhares de animais, sobretudo peixes, como podemos conferir na figura abaixo.
Soluções para a tarefa
A presença excessiva de matéria em suspensão proveniente da poluição acabou por favorecer a proliferação descontrolada de algas, que entram em decomposição e acabam por deteriorar ainda mais a qualidade ambiental da água. Esse efeito é denominado eutrofização.
A morte da vida aquática do rio que recebeu os rejeitos de minérios aconteceu por dois motivos, primeiro pelo aumento da toxicidade da água e segundo por conta do processo de eutrofização.
Os rejeitos de minérios
Eles são resíduos gerados na através da mineração, geralmente são metais pesados que são minerais e deixam resíduos, esses resíduos precisam ser isolados e descartados adequadamente, geralmente isso é feito com o represamento e produção de barragens, o problema é que elas podem romper e inundar regiões.
Venha estudar mais sobre rejeitos de minérios
https://brainly.com.br/tarefa/28207943
#SPJ5