Em novembro de 2015, ocorreu o que está sendoconsiderado o maior acidente ambiental do país, ovazamento da barragem de Fundão, na região deMariana, em Minas Gerais, espalhando enormequantidade de lama e rejeitos de mineração.Essa lama continha enorme quantidade de ferro,entre outros metais secundários resultantes daatividade de mineração, o que causou, além doassoreamento, a contaminação da água do Rio Docee de seus afluentes.Considerando essa situação e os efeitos dacontaminação do organismo humano por metais,avalie as afirmações a seguir.I. O excesso de ferro pode ocasionar lesõeshepáticas, podendo levar ao hepatocarcinoma.II. O chumbo pode provocar reações deoxidação lesivas às celulas, além de anemiae disfunção renal.III. O cádmio inativa sistemas enzimáticos, porse ligar a grupos sulfidrila das moléculas deproteínas.IV. O arsênio provoca efeitos de baixa gravidade,como alterações gastrointestinais leves, aexemplo de náuseas e vômitos.É correto apenas o que se afirma emA I e II.B II e IV.C III e IV.D I, II e III.E I, III e IV.
#ENADE
Soluções para a tarefa
Considerando o ocorrido no vazamento da barragem de Fundão, na região de Mariana, em Minas Gerais, os efeitos da contaminação do organismo humano por metais :
É correto apenas o que se afirma em: D. I, II e III.
I. CORRETO. O excesso de ferro pode ocasionar lesões hepáticas, podendo levar ao hepatocarcinoma.
II. CORRETO. O chumbo pode provocar reações de oxidação lesivas às células, além de anemia e disfunção renal.
III. CORRETO. O cádmio inativa sistemas enzimáticos, por se ligar a grupos sulfidrila das moléculas de proteínas.
IV. INCORRETO. O arsênio provoca efeitos de baixa gravidade, como alterações gastrointestinais leves, a exemplo de náuseas e vômitos.
O arsênio é considerado um veneno tanto em doses altas quanto em doses baixas. Em doses altas, a morte é imediata e em doses baixas o arsênio causa câncer e outras doenças ao longo prazo, não existindo uma dose segura para a exposição, justamente por ser uma substancia cancerígena.
Mesmo em doses toleráveis e durante a exposição crônica e mesmo não apresentando nenhum sinal clínico de intoxicação, ainda assim, estão sujeitas ao risco de desenvolver câncer futuramente.
O arsênio contido em corpos d’água através de depósitos naturais ou por praticas agrícolas e industriais, principalmente pela mineração, vem causando consequentemente uma grande exposição humana, aumentando os riscos a cânceres e inúmeros efeitos patológicos, tais como: doenças cutâneas, gastrointestinais, vasculares e diabetes.
Bons estudos!