História, perguntado por cdavimiranda, 9 meses atrás

Em novembro de 1937, com o apoio de amplos setores das Forças Armadas, Getúlio Vargas anunciou ao país a suspensão das eleições presidenciais, o fechamento do Congresso, a outorga da constituição conhecida como "Polaca", tudo isso em função de um certo "Plano Cohen" que previa Escolha uma: a. atentados contra importantes figuras da República, para facilitar a tomada do poder pelos comunistas. b. a criação de um estado sindicalista, modelo que seria implantado na Argentina por Perón a partir de 1946. c. a antecipação das eleições presidenciais para 1937, como forma de abreviar a permanência de Getúlio no poder. d. uma tentativa golpista por parte dos integralistas, insatisfeitos com a administração getulista que eles apoiaram desde o início do governo em 1930. e. o estabelecimento de um "estado de exceção" por parte de setores militares fortemente inspirados no nazismo.

Soluções para a tarefa

Respondido por Peblos
21

A) Atentados contra importantes figuras da República para facilitar a tomada do poder pelos comunistas.

O plano Cohen foi uma noticia falsa inventada pelo governo Getúlio Vargas, para que ele pudesse continuar no poder sem a eleição, que muito indicava que o retiraria de seu cargo como presidente. Na época foi formada dois grupos, formados por cidadãos onde havíamos: Os integralistas é a ANL ( Aliança Nacional Libertadora) onde ambas lutando com causas diferente e com ideais diferentes, apresentavam grande influencia nacional. Vargas com medo do golpe de estado tão esperado, aplica o Plano Cohen para que o mais influente grupo "Os integralistas" perdessem parte de seu e com uma desculpa para aplicação de tal ditadura.


cdavimiranda: valeu
Peblos: :3
Respondido por logabriell07
1

O Plano Cohen foi uma invenção do governo de Getúlio Vargas, que existia um projeto para a implantação de um regime comunista no Brasil, de modo que se baseando nisso Vargas instaura um estado de exceção que durará até 1945 e ficará conhecido como Estado Novo.

O Estado Novo foi um período em que Getúlio Vargas assumiu o poder de maneira autoritária e centralizou o governo ao seu redor, não permitindo a participação da oposição.

Foram características desse período:

  • Fechamento do Congresso Nacional
  • Imposição de uma nova constituição 1937 extremamente autoritária. Essa nova constituição permitia Vargas a nomear Interventores nos Estados e Governar o país sob Estado de Sítio (Guerra)
  • Dissolução de assembleias Estaduais e Câmaras Municipais
  • O Governo de Vargas ficou marcado por governar através de decretos lei, ou seja nem uma lei era votada e sim decretada pelo presidente.
  • Criação do DIP (Departamento de Imprensa e Propaganda) que tinha como as suas principais funções: realizar censura da imprensa e da produção cultural, realizar propagandas do Governo, promover o Estado Novo e Mobilizar artistas e intelectuais favoráveis ao governo e promover a figura de Getúlio.
  • Sindicatos controlados pelo Estado.

Leia mais sobre Estado Novo em: https://brainly.com.br/tarefa/5814899

#SPJ2

Anexos:
Perguntas interessantes