Em nossos estudos, você teve a oportunidade de analisar e refletir sobre diferentes documentos, tais como leis, normas, diretrizes, decretos e pareceres que tratam da formação e profissionalização docente no Brasil. A partir da década de 1930, tivemos escolas das primeiras letras, escolas normais, institutos de educação, implementação do curso de Pedagogia, constituição federal, leis de diretrizes e base, entre outros. Pensando nas lutas, desafios e conquistas analisadas da década de 1930 até 1980, faça uma síntese desses marcos responsáveis pelas mudanças nessas diferentes fases de nossa história da educação.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Os avanços começaram em 14 de novembro de 1930, quando foi criado o ministérios dos negócios da educação e saúde publica, onde ocorreu a reforma do ensino secundário criando alguns exames específicos, posteriormente foi criado o plano nacional de educação em 11 de abril de 1931, nesse período também tivemos o manifesto dos pioneiros da educação nova.
Posteriormente me 1946 com o fim do estado novo surgiu a constituição de 1946, essa trouxe uma serie de dispositivos dirigidos a educação, um desses dispositivos foi o ensino primário gratuito, em 1948 surgiu a lei das diretrizes básicas.
Resposta:
Padrão de resposta esperado
Fazendo um retrospecto da história da formação dos professores em nosso país, veremos que até o ano de 1939 não existia uma regulamentação voltada para os cursos superiores de formação dos professores. Até então, as escolas normais cumpriram o papel de preparar esses profissionais para a educação primária. A partir dessa data até 1971, houve diversas propostas regulamentadoras promulgadas, acarretando em significativas transformações para as intuições de educação superior. Em 1980, o País passou por intensas lutas e mobilizações, com a participação de diferentes segmentos relacionados ao cenário educacional, que visavam a melhoria das condições de trabalho e atendimento no ensino e aprendizagem de todo País, contemplando, assim, os direitos educacionais em nossa Constituição de 1988. Posteriormente, tivemos também a reformulação das Leis de Diretrizes e Bases e Conselhos de Educação, que promulgaram pareceres que complementam e visam atender às exigências sociais inerentes às transformações e evoluções mundiais.