Em nosso primeiro fórum, debatemos relações entre o Minimalismo, o consumo consciente, autoconhecimento e o conceito de armário-cápsula. Esse debate nos fez perceber como acumulamos muito além daquilo que necessitamos, e que, muitas vezes esse acúmulo está ligado a questões muito doloridas de tocarmos, como um consumo desenfreado (gerado por dezenas de motivos, tais como a tentativa de suprir faltas sentimentais e de autoestima). Além disso, percebemos que para praticar o minimalismo é preciso se conhecer cada vez mais, pois só compreendendo realmente o que gostamos e aliando ao que nos cai bem, nos valoriza, é que podemos investir em poucas e boas peças, trazendo um pouco do conceito de armário-cápsula para nos ajudar nessa tarefa.
Como vocês podem perceber, a disciplina de Conceitos e Práticas em Imagem Pessoal tem nos levado a questionar muito sobre quem somos, o que gostamos, o que queremos para nós meses, para nossos clientes, e como podemos ajudar os outros. Trata-se de uma jornada de autoconhecimento, de constante construção do eu, para melhor atuar junto aos nossos clientes.
Há algumas semanas eu solicitei que vocês assistissem a série: “A Magia da Arrumação” com a japonesa Mari Kondo. Essa organizadora traz algumas técnicas de organização para que possamos organizar nosso guarda-roupa e nossa vida. Pensando nisso, após assistirem os 8 episódios, criem um texto que debata sobre os seguintes temas:
- A desordem dos objetos é o reflexo de um certo caos interior.
- Quanto nossa casa (também nossas roupas) e nosso estado de espírito estão ligados e se influenciam mutuamente?
- “A liberdade não é filha da ordem, mas sua mãe” (Pierre Joseph Proudhon)
- Elegância não deriva de abundância!
- Para Marie Kondo, qual o objetivo da organização?
- O que significa dizer que, no método Konmari, arrumar não é guardar?
- Você acha que as regras no método Konmari pode nos ajudar a construir um estilo pessoal mais harmonioso? Como?
- Quais as maiores dificuldades em praticar o método Konmari?
- Quais os maiores benefícios desse método?
Soluções para a tarefa
Agora eu entendi os 25 pra
Na série Marie condor a forma como ela organiza as coisas não é somente arrumar , mas ela nos mostra que tudo está ligado ao nosso reflexo interior , a forma como organizamos nossa casa, nosso guarda roupa e outros dependencias de nossa casa esta ligado ao nosso estado de espirito seria o mesmo que dizer: primeiro temos que nos organizar por dentro, para que o nosso reflexo por fora possa ser diferente sendo que ter liberdade não significa não ter ordem, para sermos elegantes não se torna necessario ter um armário que não sabemos nem o que esta lá dentro. Ela mostra que o objetivo principal da organização é compor, estruturar, regularizar as partes que compõe um individuo sendo assim ela mostra uma método muito interessante para para a construção de um estilo mais harmonioso de maneira a encontrar o seu EU INTERIOR, tendo como métodologia a organização como base fundamental.