Em nosso livro, sobre as teses de Marx, há a afirmação que segue:
(...) com o desenvolvimento da divisão do trabalho associada à maquinofatura, o capitalismo aprimorou as técnicas de produção da vida material e rompeu a consciência do homem de seu papel na produção do que necessita. O ser humano da sociedade industrial já não consegue perceber a importância do seu trabalho na produção de sua existência e dos demais seres que com ele compartilham os interesses de consumo dos bens industriais. (AGUIAR, 2014, p. 120).
Essa é uma definição da alienação, uma das condições geradas pelas relações capitalistas de produção, segundo as teses do materialismo histórico e dialético. Nesse sentido, assinale a alternativa que expressa, na atualidade, a alienação segundo as teses do materialismo histórico.
ALTERNATIVAS
A consciência em relação ao trabalho permite ao proletário não ter que se preocupar com os demais fatores da vida social,ou seja, o trabalho e sua complexidade é assimilado facilmente pelo operário.
A classe operária tem consciência do seu trabalho na proporção em que a divisão do trabalho ocorre. Quanto mais se divide as atividades produtivas, mais capacidade de entender como os produtos são gerados o operário tem.
A questão da alienação é relativa. Para Marx, ela depende mais do interesse do trabalhador do que das condições de produção em que ele está envolvido. Quem quer buscar o conhecimento busca, quem não quer acaba se alienando.
A alienação é uma doença que pode ser curada. Apesar de ter começado com a Revolução Industrial nas regiões de grande concentração populacional, ela pode ser combatida com o rompimento do trabalhador com o ambiente industrial.
Consequência da própria condição em que o trabalhador está inserido nas relações de produção da vida, a alienação não é uma escolha. Ela se estabelece quando o ser humano perde a compreensão das relações sociais que produzem a sua vida material.
Soluções para a tarefa
Respondido por
10
Rapaz..... eu acho que é a letra e). de todas as opções a última foi que me pareceu mais logica, porque a alienação é de fato uma consequência do capitalismo, e ela se estabelece quando o proletário, no caso, acaba perdendo as noções de sociedade tornando-se uma especie de homem-maquina, vivendo apenas para o trabalho. E é o que de fato vemos na sociedade, não é mesmo? A vida está cheia de homens maquinas alienados por trabalho e dinheiro.
Perguntas interessantes
Administração,
10 meses atrás
Artes,
10 meses atrás
Artes,
10 meses atrás
Matemática,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás
Português,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás