Em nossas discussões ao longo das aulas, pudemos observar que o neoliberalismo propõe a não intervenção do Estado na economia, retomando os princípios que o mercado deve se auto regular, tendo como bandeira o Estado máximo para o capital e mínimo para o social.
SIKORSKI, Daniela; CHIAPPETTA, Juliana Cristina Teixeira Domingues; BERNARDO, Rafaela Cristina.
Fundamentos Históricos e Teórico Metodológicos do Serviço II. Maringá: UniCesumar, 2016. (adaptado)
Com base no contexto acima, o neoliberalismo no Brasil visava:
Alternativas
Alternativa 1:
A participação do Estado como interventor na economia, promovendo uma política de desestatização para alcançar o equilíbrio fiscal e social.
Alternativa 2:
O investimento constante e progressivo em políticas públicas e sociais como saúde, educação, previdência e assistência social, a expansão do Estado de Bem Estar Social.
Alternativa 3:
O crescimento e a estabilidade monetária sem o corte nos gastos públicos que asseguram os direitos sociais, ou seja, a intervenção keynesiana de pelo emprego e igualdade.
Alternativa 4:
Uma política de abertura da economia para o capital internacional, desnacionalização via privatizações de grandes empresas estatais, desregulamentação das normas trabalhistas.
Alternativa 5:
A redução das reformas fiscais por parte do Estado, como forma de incentivar o mercado internacional, com a viabilização de investimentos para fomentar a minimização das desigualdades sociais.
Soluções para a tarefa
Respondido por
16
Alternativa 4: a tentativa de implementação do neoliberalismo no Brasil visava a criação de uma política de abertura da economia para o capital internacional, além da desestatização da economia por meio das privatizações.
A política neoliberal também ambicionava a flexibilização nas relações de trabalho, de modo que o aparato estatal não exercesse tanta pressão nessas relações de patrão e empregado, o que gera polêmicas.
Abraços!
Respondido por
8
Resposta:
Uma política de abertura da economia para o capital internacional, desnacionalização via privatizações de grandes empresas estatais, desregulamentação das normas trabalhistas.
Explicação:
Perguntas interessantes