Em nossa vida cotidiana usamos a palavra razão em muitos sentidos. Dizemos, por exemplo, “eu estou com a razão”, ou “ele não tem razão”, para significar que nos sentimos seguros de alguma coisa ou que sabemos com certeza alguma coisa. Também dizemos que, num momento de fúria ou de desespero, “alguém perde a razão”, como se a razão fosse alguma coisa que se pode ter ou não ter, possuir e perder, ou recuperar, como fa frase: “Agora ela está lúcida, recuperou a razão”. Falamos também frases como: “Se você me disser suas razões, sou capaz de fazer o que você me pede”, querendo dizer com isso que queremos ouvir os motivos que alguém tem para querer ou fazer alguma coisa. Fazemos perguntas como: “Qual a razão disso?” [...] Esses poucos exemplos já nos mostram quantos sentidos diferentes a palavra razão possui: certeza, lucidez, motivo, causa. (CHAUÍ, 2002, pag.57) Diante das considerações da autora e entendendo que a razão, muitas vezes, é a resposta, se não, o caminho para que se obtenha a resposta, como podemos relacionar com a Filosofia? Aponte a alternativa correta.
Escolha uma:
a. A filosofia é a base, ela consegue apontar e ajudar a entender a razão, começando pela razão da existência, onde tudo se inicia. Assim, para estudar a razão, vamos discutir a racionalidade, que representa o estado da razão, do que é racional.
b. A filosofia está ligada ao emocional ou ao sentimental e é demonstrada quando abrirmos mão de algo por pena, compaixão, por amor. Ao conceituar racionalidade, precisamos estuda-la desconsiderando o aspecto filosófico.
c. A filosofia não pode ser tratada como a base, pois ela precisa de outras ciências para entender a razão, começando pela existência, onde tudo se inicia. Assim, é possível discutir a racionalidade, sem considerar que é racional.
d. Para a filosofia, mundo ou realidade não representam um conjunto de significações construídas pela consciência. A filosofia encara a razão apenas do ponto de vista da lógica e desde que ela não envolva o saber.
e. A filosofia não se volta para a razão, preocupa-se com o saber. Ela é como a racionalidade científica, que busca compreender a lógica a partir de experimentos e seus resultados, ou seja, a razão da ciência.
Soluções para a tarefa
Respondido por
9
Pelo que eu me lembre e pelo que eu estudei, a correta é a letra A.
Respondido por
19
a. A filosofia é a base, ela consegue apontar e ajudar a entender a razão, começando pela razão da existência, onde tudo se inicia. Assim, para estudar a razão, vamos discutir a racionalidade, que representa o estado da razão, do que é racional. CORRIGIDO
Perguntas interessantes
Matemática,
9 meses atrás
História,
9 meses atrás
Física,
9 meses atrás
Matemática,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás