Em nossa tese de doutorado (Zanotto, 2002), definimos a habilidade de problematizar como a habilidade de relacionar de forma coerente e sequencial três momentos: identificação de um problema, busca de explicação e proposição de soluções. Essa habilidade pode ser alvo de ação educativa específica, particularmente visando ao desenvolvimento profissional docente. Imbernón (2000, p.16-18), por exemplo, sugere que é importante o professor adquirir conhecimentos ou estratégias específicas, tais como planejamento curricular, pesquisa sobre docência e resolução de problemas, como parte daquele desenvolvimento".
Fonte: ZANOTTO, Maria Angélica do Carmo; ROSE, Tânia Maria Santana de. Problematizar a própria realidade: análise de uma experiência de formação contínua. Educação e Pesquisa, São Paulo, v.29, n.1, p. 45-54, jan./jun. 2003. página da citação: 47. Disponível em: .
A contextualização acima aborda a importância da problematização para a docência. Da mesma forma, como foi visto no decorrer da disciplina, é fundamental que se problematize o contexto da pesquisa e sobre a influência (ou não) dos valores do pesquisador na formação da ciência. Tendo isso em conta, assinale a alternativa que indique corretamente por que é tão significante para a ciência a problematização do campo científico:
A
É preciso problematizar o o campo científico, uma vez que uma pesquisa representa um conjunto de procedimentos estritamente técnicos, totalmente isentos de fatores extracientíficos e sem correlação com as contradições sociais.
B
A problematização do campo científico é importante para se evitar que as pesquisas ocorram fora da sociedade, criando o que que se chama de “vácuo estrutural”.
C
É preciso problematizar o campo científico para que possam ser constituídos padrões metodológicos universais e pesquisas cada vez mais uniformes entorno dos objetos de estudos das ciências sociais.
D
É preciso problematizar o campo científico, uma vez que todas as etapas da pesquisa científica são neutras e isentas de contaminação advinda do meio político e social do pesquisador.
E
É preciso problematizar o campo científico, sobretudo porque valores influenciam a pesquisa, do seu início à sua conclusão. Dessa maneira, é fundamental que se identifique quais são esses valores e como eles acabam por impactar as pesquisas.
Soluções para a tarefa
Respondido por
2
A é falsa. Nada que os seres humanos produzam é estritamente técnico, havendo sempre a "contaminação" de aspectos humanos.
B é falsa. A ideia é entender a metodologia científica, sendo a crítica social algo posterior.
C é falsa. Não é possível estabelecer um processo assim isento para as ciências que tratam de temas sociais.
D é falsa. Não há isenção total nas ciências.
E é verdadeira, de modo a compreender, além do que é objetivo e neutro na pesquisa, aquilo que é fruto de uma escolha ideológica do pesquisador.
Perguntas interessantes