Pedagogia, perguntado por day10231126, 9 meses atrás

Em nossa experiência cotidiana com a língua, estamos acostumados a usar os diversos elementos que a constituem (dos menores aos maiores) sem pensarmos conscientemente em seus limites. Usamos e percebemos fonemas, morfemas, palavras, frases, longas falas, e não ficamos, a todo momento, nos perguntando sobre o que eles individualmente significam, apenas processamos esse conteúdo. É verdade que há momentos em que paramos para refletir sobre o sentido de uma palavra ou de uma frase, talvez por não termos entendido bem o que significam, mas, ainda assim, esses momentos não são tão numerosos diante da quantidade de tempo em que simplesmente deixamos a conversa rolar. Selecione uma alternativa: a)Quando destacamos de uma conversa uma de suas partes para tratar especificamente dessa parte, conscientes de que ela integra um discurso maior, podemos nos referir a esse segmento de conversa como enunciado. b)Expressão é um termo usado para designar as propriedades gramaticais de uma unidade linguística, não importando sua extensão (e.g. palavras, sintagmas, sentenças simples etc.). c)Quando nos referimos a uma unidade linguística destacada de um contexto discursivo, devemos chamá-la de frase, a unidade cujo sentido só se compreende pela consideração desse contexto. d) Podemos usar tanto o termo enunciado quanto o termo frase para nos referirmos às unidades linguísticas que têm um sentido completo e para as quais não é necessário supor um contexto. e)Quando nos referimos à realidade gramatical de uma unidade linguística que contém pelo menos um verbo, devemos nos referir a essa unidade por meio do termo frase.

Soluções para a tarefa

Respondido por hillfavero
24

Resposta:

a) Quando destacamos de uma conversa uma de suas partes para tratar especificamente dessa parte, conscientes de que ela integra um discurso maior, podemos nos referir a esse segmento de conversa como enunciado.

Explicação:

Corrigido pelo AVA

Respondido por silcferreira
44

Resposta:

Adg1 - Morfossintaxe da Língua Portuguesa

Explicação:

1) c)  tanto a palavra quanto o morfema são unidades linguísticas que interessam ao estudo da morfologia, uma vez que uma das funções dos morfemas é se combinarem para constituir palavras.

2) a)  Quando destacamos de uma conversa uma de suas partes para tratar especificamente dessa parte, conscientes de que ela integra um discurso maior, podemos nos referir a esse segmento de conversa como enunciado.

3) d)  nas línguas naturais, chama-se gramática o conjunto de formas linguísticas que se relacionam em virtude de determinadas regras, sendo que as disciplinas e os livros que tratam dessas regras recebem o mesmo nome.

4) c)  As reflexões do aluno sobre a gramática devem tomar como objeto, prioritariamente, usos da língua presentes em textos orais e escritos de diferentes gêneros discursivos.

Perguntas interessantes