Em nossa disciplina visualizamos que o enfrentamento a pobreza sempre existiu na sociedade, porém com tónicas distintas em cada período.
Deste modo, com base nos materiais estudados na disciplina, analise as alternativas abaixo e assinale a correta com relação ao posicionamento da Igreja Católica no enfrentamento da pobreza no século XIX.
Alternativas:
a)
A Igreja manifesta sua posição por meio da teologia da libertação.
b)
A Igreja emana um documento, denominado Documento de Aparecida que exalta as posições de esquerda, trazendo uma tonalidade crítica a interpretação do fenômeno da pobreza.
c)
A Igreja emana um documento denominado Rerum Novarum, o qual critica o extremo liberalismo e o socialismo.
d)
A Igreja emana um documento, denominado Documento de Puebla que exalta as posições de esquerda, trazendo uma tonalidade crítica a interpretação do fenômeno da pobreza.
e)
A Igreja emana um documento, denominado Documento de Rerum Novarum em que exalta as posições de esquerda, trazendo uma tonalidade crítica a interpretação do fenômeno da pobreza.
Soluções para a tarefa
A igreja emana um documento denominado Rerum Novarum, o qual critica o extremo liberalismo e o socialismo
Resposta:
Alternativa D.
Explicação:
Dentro desse contexto podemos apresentar o Donum vitae, uma instituição que busca o respeito à vida humana. Antes de entender o conceito de pessoa humana em seu princípio, devemos elencar que ele foi assinado pelo cardeal Ratzinger e Alberto Bovone.
Este documento afirma que a vida humana tem valor absoluto, além do "dom da vida" ser obrigatoriamente realizado no matrimônio, indo contra inclusive ao aborto, pois o embrião humano também possui vida.
Por fim, o Donum vitae possui algumas intervenções críticas as técnicas de FIVET heteróloga; Fecundação e procriação artificial, Fecundação artificial heteróloga, entre outros, como razão da condenação de juízo moral negativo perante a igreja.