Em nossa disciplina discutimos e apresentamos questionamentos essenciais para pensar a história da África. Em diversos momentos enfatizamos a necessidade de ter cuidado com estereótipos. Dessa maneira é correto afirmar que:
Soluções para a tarefa
Em geral, a generalização ou a criação de estereótipos prejudica a real compreensão da riqueza e diversidade cultural, histórica e social que determinado povo ou civilização apresenta para a história da humanidade.
A generalização ou criação de estereótipos inviabiliza compreender o tamanho da contribuição histórica, cultural e social que determinado povo apresenta para o mundo. Muitas vezes, a construção e disseminação de determinada figura ou personagem prejudica em muito o real reconhecimento e estudo sobre uma civilização que mostra-se muito diversa e rica em conhecimentos. Nesse sentido, tais práticas também colaboram para o compartilhamentos de ideias, visões e interpretações preconceituosas, simplistas e ignorantes que desconsideram uma imensa riqueza histórica existente.