Pedagogia, perguntado por pedagogiaeadcesumar, 1 ano atrás

Em nossa aula de estudo de caso, disponibilizada para acesso no ambiente, é possível conhecer a “Vô Dita”, uma senhora mineira que conta e encanta as crianças com sua capacidade de contar uma história. Por meio desta personagem, conhecemos um pouco mais sobre o trabalho com a contação de histórias. Neste contexto, reforça-se à seguinte ideia: “ler história para crianças é poder sorrir, rir, gargalhar com as situações vividas pelas personagens, com a ideia do conto ou com o jeito de escrever do autor, poder inserir-se nas brincadeiras das personagens, vivenciar a história adentrando em um mundo de fantasias. Sentir o que as personagens sentem, passar pelos perigos, tristezas, incertezas e também por suas vitórias e alegrias. Além disso, o contato com a literatura infantil faz com que o interesse pela leitura se aguce e que a criança, quando mais tarde, for solicitada leituras mais complexas, sejam elas de textos didáticos ou até mesmo os clássicos da literatura, esteja preparada para isso”.

A proposta para esta questão é que você retome esta aula de estudo de caso e, tendo em vista a importância do contar e ouvir histórias, apresente suas considerações acerca desta estratégia, ou seja, você entende que é importante que o professor tenha habilidades de contar história para os alunos. Como você pensaria um ambiente favorável para isto? Descreva em no mínimo 10 e no máximo 15 linhas.

Boas reflexões. ​

BONNICI, Cristiane Gonçalves de Aguiar. CARNIEL, Fabiane. SOUSA, Marcia Maria Previato. Metodologia da Língua Portuguesa. Maringá-Pr. UniCesumar, 2019.


tatyana27sales: alguém pode me ajudar?
celiaspinassi70: também queria...
elienepereirasantos6: Tbm queria

Soluções para a tarefa

Respondido por winederrn
1

Com a criação de um ambiente que fosse capaz de estimular o professor a contar histórias.

Na prática, a criação desse ambiente pode ocorrer a partir de ações simples, tais como:

  • pinturas de histórias conhecidas nas paredes da escola;
  • projetos pedagógicos voltados para a leitura em grupo;
  • desenhos de personagens (das mais variadas histórias) dentro das salas de aula.

Dessa forma, o professor estará motivado para contar histórias e, naturalmente, contribuir para o desenvolvimento cognitivo de cada um dos seus alunos.

Aprenda mais sobre esse tema em:

https://brainly.com.br/tarefa/25325940

Sucesso em sua jornada!

Anexos:
Perguntas interessantes