Ed. Moral, perguntado por tecaloving1578, 1 ano atrás

Em nome da amizade, deve-se guardar silêncio diante do ato de um traidor? Em situações como esta os indivíduos se deparam com a necessidade de organizar o seu comportamento por normas que se julgam mais apropriadas ou mais dignas de ser cumpridas. Tais normas são aceitas como obrigatórias e, desta forma, as pessoas compreendem que têm o dever de agir desta ou daquela maneira. Porém, o comportamento é o resultado de normas já estabelecidas, não sendo, então, uma decisão natural, pois todo comportamento sofrerá um julgamento. Fonte: Disponível em: Considerando os estudos da disciplina Filosofia, analise as afirmações que seguem sobre a distinção entre ética e moral. I. A moral é objeto de estudo da ética, ou seja, a ética analisa os costumes e tradições que orientam o agir humano e reflete sobre sua pertinência. É por isso que a ética também é chamada de filosofia moral. II. A moral refere-se a ações espontâneas do sujeito na sociedade, sem apegar-se a costumes ou tradições do meio em que se está inserido. É por isso que se pode afirmar que cada pessoa possui a sua própria moral, independente das demais. Já a ética é diferente, pois se refere ao conjunto de normas estabelecidas na sociedade e, por isso, cada um deve segui-la sem questionar essas normas. III. Tanto a moral quanto a ética dizem respeito ao agir humano. No entanto, não são sinônimos. A primeira possui um caráter mais normativo, pois expressa valores legitimados num determinado contexto social. A ética, diferentemente da moral, não normatiza diretamente o agir humano, mas reflete filosoficamente sobre as possibilidades e implicações da ação humana e assim orienta racionalmente as tomadas de decisão.

Soluções para a tarefa

Respondido por Kfranco23
5
Alternativas corretas: I e III.

Alternativa errada => II

Veja:

Nessa alternativa vemos que a moral e a ética não são sinônimas, porém a "conceituação" de cada uma dessas palavras está equivocada. A moral está voltada para o normativo, a fim de regular o comportamento humano. Na prática, ninguém é livre para agir como bem quiser.

Já a ética, diferentemente da moral, não normatiza o comportamento do homem. A função principal dela é estimular o homem a refletir sobre as consequências do seu agir em sociedade.


Perguntas interessantes