Português, perguntado por Luaninhaaa345, 1 ano atrás

Em no máximo 20 linhas, como você explica a desigualdade Social no mundo e como podemos "se não acabá-la, pelo menos diminuí-la?"

Soluções para a tarefa

Respondido por christianmoreira164
1

Resposta:

A Desigualdade social é o fenômeno em que ocorre a diferenciação entre pessoas no contexto de uma mesma sociedade, colocando alguns indivíduos em condições estruturalmente mais vantajosas do que outros. Ela manifesta-se em todos os aspectos: cultura, cotidiano, política, espaço geográfico e muitos outros, mas é no plano econômico a sua face mais conhecida, em que boa parte da população não dispõe de renda suficiente para gozar de mínimas condições de vida.  Inúmeros dados e estudos apontam que a desigualdade social e econômica cresce em todo o mundo. Dados do PNUD (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento) revelam que 1% dos mais ricos detêm 40% dos bens globais. Um relatório da ONG Oxfam demonstra também que as 85 pessoas mais ricas do mundo possuem uma renda equivalente às 3,5 bilhões de pessoas mais pobres. Quase 30% da renda do Brasil está nas mãos de apenas 1% dos habitantes do país, a maior concentração do tipo no mundo. o Brasil é o décimo país mais desigual do planeta. Essa situação é gerada e agravada pela má distribuição de renda e pela baixa oferta de empregos à população, que afeta, além da qualidade de vida do cidadão, a situação econômica do país, que remedia a problemática através de políticas assistenciais que não se mostram eficazes contra a disparidade econômica nacional. Infelizmente a Desigualdade está presente no mundo inteiro, para vencer totalmente é preciso uma união politica que deixe o interesse econômico de lado e pense em juntos combater, com programas sociais, investimento em saúde, educação etc.

Explicação:

Respondido por lalaaciriero10
2

Resposta:

A desigualdade social é um problema muito presente na sociedade. Algumas pessoas e grupos sociais têm maior poder aquisitivo, ou seja, maior possibilidade de adquirir bens e de contratar serviços; outras, no entanto, não têm a mesma oportunidade. Essa diferença gera desigualdade social.

Isso significa dizer que nem todas as pessoas têm acesso a uma qualidade de vida digna e saudável, por não terem condições financeiras. Dessa forma, a questão da desigualdade social tem grande impacto na sociedade quando se trata de consumo.A educação é, sem dúvida, um dos caminhos para diminuir as desigualdades socioeconômicas, já que, normalmente, as pessoas com maior nível de escolaridade têm maior renda e, no caso de desemprego, uma recolocação mais rápida no mercado.

Outro aspecto do acesso à educação de qualidade é a promoção do conhecimento e do acesso à informação, fatores norteadores para que as pessoas possam conhecer seus direitos de cidadãos e lutar por eles

Perguntas interessantes