Em nenhuma parte da letra completa da música ( O pulso, de Arnaldo Antunes), a dengue é citada. Na época em que ela foi gravada, o Brasil já registrava muitos casos de dengue, mas essa doença ainda não era considerada uma epidemia. Atualmente, o Ministério da Saúde, em conjunto com os estados e municípios, tem aplicado o Levantamento Rápido do Índice de Infestação por Aedes Aegypti (LIRAa) para detectar os riscos de epidemia de dengue, em capitais e regiões metropolitanas com grande fluxo de pessoas. Em 2015, o LIRAa apontou que 340 cidades brasileiras estavam em situação de risco epidêmico, e mais 877 estavam em estado de alerta. Quais fatores podem ter contribuído para o aumento dos casos de dengue? Se achar necessário, realize uma pesquisa.
Soluções para a tarefa
O principal fator que contribui para o aumento dos casos de dengue é o acumulo de água parada, que favorece a reprodução do agente transmissor. O crescimento desordenado das cidades contribui para muitos problemas, principalmente relacionados a saneamento básico e coleta de lixo, que são fundamentais para garantir boas condições de saúde. Nesse cenário, o mosquito que transmite a dengue, Aedes aegypti causa sérios problemas à saúde.
A água parada e o acúmulo resíduos, que podem acumular água, contribuem significantemente para a disseminação dos agentes transmissores da doença. Em face da preocupação com a saúde pública, faz-se pertinente implantar medidas sensibilização e prevenção da população para o auxílio na redução e/ou extinção desses focos de mosquito.