Em mundos distintos, a educação existe de forma diversa: em pequenas sociedades tribais de povos caçadores, agricultores ou pastores nômades; em sociedades camponesas, em países desenvolvidos e industrializados; em mundos sociais sem classes, de classes, com este ou aquele tipo de conflito entre as suas classes; em tipos de sociedades e culturas sem Estado, com um Estado em formação ou com ele consolidado entre e sobre as pessoas. Existe a educação de cada categoria de sujeitos de um povo; ela existe em cada povo, ou entre povos que se encontram. [...] A educação pode existir livre e, entre todos, pode ser uma das maneiras que as pessoas criam para tornar comum, como saber, como ideia, como crença, aquilo que é comunitário como bem, como trabalho ou como vida.
(BRANDÃO, C. R. O que é educação. São Paulo: Brasiliense, 2013, p. 09)
Baseando-se no texto em destaque:
(a) Descreva as principais características da educação nas comunidades primitivas.
(b) Explique como se orientava a educação nas civilizações orientais. O que aproxima essas culturas aparentemente tão diversas?
Soluções para a tarefa
A educação nas comunidades primitivas era feita oralmente pois essa forma de ensinar era o pilar de sustentação,o aprendizado se baseava na cultura de vida e nas crenças da comunidade e isso era passado de geração em geração,os indivíduos eram livres e com direitos iguais o trabalho era feito por igualdade não separava mulheres e homens ,e tudo que se colhia era distribuído igualmente e logo consumido pois se produzia só o que era necessário,não tinha um chefe todos era de todos e as crianças ate os sete anos acompanhava os adulto no trabalhos e como pagamento recebia alimento como todos da comunidade, as crianças aprendia em primeira parte da educação sozinhas só quando necessário um adulto intervia ajudando-as em algumas circunstancia os mais velhos tinham respeito absoluto.Chegava uma face da vida que os sacerdotes que ensinava e o ensino era com finalidade em praticas moral.
As orientação nas civilizações orientais eram em primeira mão dada pelas mães,passado uma idade os pais passava um tempo ensinando e logo era dirigido aos sacerdotes,que era feita em forma severa tinha castigo isso era feito para que formassem homens de bem e com virtudes para que dessem valor ao ensino oriental ,a aprendizagem era dividida em classes social e por isso os filhos de empregado era tirado o direito de aprender nas escola e com isso tinha um ensino em casa informal,os estudos eram feitos em forma de escrita em um regime muito rígido pois se aprendia para serem novos sacerdotes o produto de trabalho era o estado que responsabilizava ,a os distribuição era feito por eles.
O que aproxima essas culturas e que nas duas leva a educação a serio mesmo que sua forma seja diferente estão educando para a vida.