Em muitos países em processo de industrialização, principalmente da América Latina, os grupos ambientalistas têm se multiplicado e se dedicado – para além da observação dos pássaros, da proteção das florestas e despoluição do ar – a uma série de outras causas, situando o movimento ambientalista em um cenário bastante amplo de direitos e reivindicações. Nos anos 1990, uma série de questões socioambientais, principalmente nas cidades, passou a integrar a pauta do movimento ambientalista cada vez mais diversificado.
Apresente algumas dessas questões sociais e ambientais mais amplas que levam a uma queda da qualidade de vida urbana e que são tratadas por esses movimentos.
Soluções para a tarefa
Resposta:O segundo protesto contra a Copa do ano em São Paulo foi marcado pela enorme presença policial, uma tropa de pelo menos 2.300 agentes, que superou ao número de manifestantes.
A marcha, com quase mil pessoas segundo a polícia e umas 3.000 segundo os manifestantes que a transmitiram o ato ao vivo pela internet, saiu da Praça da República, no Centro, por volta das 18h. Em apenas uma hora estourou a primeira bomba, lançada pela polícia. A intenção das forças de segurança de impedir atos de vandalismo acabou frustrando um protesto que começou de forma pacífica, com tambores, gritos contra os gastos excessivos na Copa, contra a brutalidade policial e a qualidade dos serviços públicos.
A polícia deteve um grupo de cerca de 50 manifestantes que foi obrigado a se sentar no chão e acabou rodeado por quatro fileiras de policiais com mais de uma centena de agentes. Depois foram levados, algemados, em vários ônibus até as delegacias da região. O número total de detidos chegou a 262 pessoas, entre elas seis jornalistas que cobriam a manifestação e um professor da Universidade de São Paulo (USP). Outras oito pessoas acabaram feridas, cinco deles policiais
Explicação: espero ter ajudado