Geografia, perguntado por costaester697, 10 meses atrás

Em muitos países da América do Sul a urbanização foi acelerada, fazendo com que as cidades crescessem de maneira desordenada e sem infraestrutura necessária para abrigar os grandes contingentes da população que para elas se dirigiam. Sendo assim podemos afirmar que: (0,3). Página 177 *

2 pontos

A) Ocorreu o aumento dos condomínios fechados, aonde as populações oriundas do campo eram abrigadas.

B) Ocorreu o aumento de empregos para poder melhorar as condições de vida dessa população

C) Ocorreu o aumento da formação de periferias e favelização a falta de empregos e precariedade nas condições de vida.

Soluções para a tarefa

Respondido por HenriqueGerminiani
12
Letra C, pois devido ao aumento desproporcional das cidades, acabou fazendo com q muitos ficassem sem emprego, e sendo obrigado a viver em regiões com condições mais precárias
Respondido por ricardovieiradourado
2

Resposta:

Faz a leitura quer acho quer vc pode acha sua resposta blz. espero ter ajudado!

Explicação:

URBANIZAÇÃO

GEOGRAFIA DO BRASIL

O processo de urbanização corresponde ao expressivo aumento da população urbana em relação à população rural, e isso se deve a diversos fatores atrativos e repulsivos.

  

Urbanização é o crescimento das cidades, tanto em população quanto em extensão territorial. É o processo em que o espaço rural transforma-se em espaço urbano, com a consequente migração populacional do tipo campo–cidade que, quando ocorre de forma intensa e acelerada, é chamada de êxodo rural.

Espaço urbano e espaço rural

Em termos de área territorial, no mundo atual, o espaço rural é bem mais amplo do que o espaço urbano. Isso ocorre porque o primeiro exige um maior espaço para as práticas nele desenvolvidas, como a agropecuária, o extrativismo mineral e vegetal, além da delimitação de áreas de preservação ambiental e florestas em geral.

No entanto, em termos populacionais e em atividades produtivas no contexto econômico e capitalista, a cidade, atualmente, vem sobrepondo-se ao campo. Caso tenha mais interesse nesse tema, leia nosso texto: espaço urbano e espaço rural.

Processo de urbanização

O processo de formação das cidades ocorre desde os tempos do período neolítico. No entanto, sob o ponto de vista estrutural, elas sempre estiveram vinculadas ao campo, pois dependiam deste para sobreviver.

O que muda no atual processo de urbanização capitalista, que se intensificou a partir do século XVIII, é que agora é o campo quem passa a ser dependente da cidade, pois é nela que as lógicas econômico-sociais que estruturam o meio rural são definidas.

O processo de urbanização no contexto do período industrial estrutura-se com base em dois tipos de causas: os fatores atrativos e os fatores repulsivos.

→ Fatores atrativos: Como o próprio nome sugere, são aqueles em que a urbanização ocorre devido às condições estruturais oferecidas pelo espaço das cidades, o maior deles é a industrialização.

Esse processo é característico dos países desenvolvidos, onde o processo de urbanização ocorreu primeiramente. Cidades como Londres e Nova York tornaram-se predominantemente urbanas a partir da década de 1900, início do século XX, em razão da quantidade de empregos e das condições de moradias oferecidas (embora, em um primeiro momento, a maior parte dessas moradias fosse precária em comparação aos padrões de desenvolvimento atual dessas cidades).

→ Fatores repulsivos: são aqueles em que a urbanização ocorre não em função das vantagens produtivas das cidades, mas graças a essa espécie de expulsão da população do campo para os centros urbanos. Esse processo ocorre, em geral, pela modernização do campo, que propiciou a substituição do homem pela máquina, e pelo processo de concentração fundiária, que deixou a maior parte das quantidades de terras nas mãos de poucos latifundiários.

Esse fenômeno é característico dos países subdesenvolvidos e é marcado pela elevada velocidade em que o êxodo rural aconteceu, bem como pela concentração da população nas metrópoles (metropolização). Tais cidades não conseguem absorver esse quantitativo populacional, propiciando a formação de favelas e habitações irregulares, geralmente precarizadas e sem infraestrutura.

Perguntas interessantes