Física, perguntado por Davisilper, 1 ano atrás

Em muitos filmes de aventura na selva, o herói e a heroína escapam dos bandidos escondendo-se debaixo d'água por longos períodos de tempo. Para isto, eles respiram através de grandes canudos verticais de junco. Imagine que, em um filme, a água é tão límpida que, para estarem escondidos com segurança, os dois se colocam a uma profundidade de 15m. Como consultor científico dos produtores do filme, você os informa que está profundidade não é realística e que o espectador instruído irá rir ao ver está cena. Explique o porquê desta afirmativa.
Por favor alguém pode me ajudar, sei que envolve a pressão que há em baixo d'água, alguém poderia me explicar o pq e se existe algum cálculo para explicar essa questão???

Soluções para a tarefa

Respondido por VestraV
5
Sim,existe sim um cálculo para explicar,e é a Lei de Stevin,parte importante da hidrostática,mas lembre-se que como o corpo está exposto temos que somar a pressão atmosfera ao produto da multiplicação,assim temos:

pl = d \times g \times h + 1atm \\ pl = 1 \times 10 \times 15 + 1atm \\ pl = 150atm + 1atm \\ pl = 151atm
Nossa atmosfera tem apenas 1 atm de pressão sobre nossas cabeça,isso é bem mais do que a pressão atmosférica,tem força o suficiente para esmagar os pulmões de qualquer um,tanto que os peixes abaixo de 10 metros tem um pulmão bem mais musculoso que os de áreas acima,logo isso seria humanamente impossivel.
Perguntas interessantes