Em muitas tarefas diárias, é preciso arrastar objetos. Isso pode ser mais ou menos difícil, dependendo das forças de atrito entre as superfícies deslizantes. Investigando a força necessária para arrastar um bloco sobre uma superfície horizontal, um estudante aplicou ao bloco uma força horizontal F e verificou que o bloco ficava parado.
a) igual à força F.
b) maior que a força F.
c) igual ao peso do bloco.
d) maior que o peso do bloco.
e) menor que o peso do bloco.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Olá!
Vamos a lembrar que a força de atrito é a força que existe entre duas superfícies em contato, que se opõe ao movimento relativo entre ambas as superfícies (força de atrito dinâmico); ou seja, é uma força que se opõe ao início do deslizamento (força de atrito estática)
Então sabendo que neste caso o estudante quer arrastrar um bloco sobre uma superfície horizontal, aplicando ao bloco uma força horizontal F, porém o bloco ficou parado.
A questão quer que você determine por que razão o bloco ficou parado, sabendo que neste caso a força de atrito é estática, ou seja, como é a força de atrito em comparação ás outras forças que atuam sob esse bloque e que impide seu movimento.
Então como o bloco esta em repouso ao qual uma força horizontal F é aplicada, quatro forças intervêm que são:
1- A força aplicada.
2- A força de atrito entre a superfície de apoio e o corpo, e que se opõe ao deslizamento.
3- O peso do corpo
4- A força normal.
Assim como o bloco está em repouso, a força aplicada F e a força de atrito são iguais , da mesma forma o peso corporal e o peso normal também o são:
\begin{gathered} {\displaystyle {\begin{cases}F=F_{r}\\P=N\end{cases}}} \end{gathered}
{
F=F
r
P=N
Assim a alternativa correta é: a- igual a força F