Em Mercado de luxo no mundo e no Brasil e Christian Dior, Ivan Pinto e Elaine Michely Furtado Carozzi analisam a ascensão do Mercado de luxo no Brasil. Uma análise interessante mostra o quanto cresceu esse segmento:
Segundo a Amcham Brasil, a Câmara Americana de Comércio, o mercado do luxo no País alcançou um valor entre US$ 1,8 e US$ 2,2 bilhões, ou cerca de 1% do Mercado do luxo mundial. A porcentagem da população que consumia produtos de luxo em 2004 era pequena, comparada à de países desenvolvidos. Mas, cruzando o valor do mercado do luxo com as várias estimativas de números de consumidores do setor, deduz-se que o consumidor médio de produtos de luxo no Brasil despendeu talvez três a cinco vezes mais do que o consumidor médio mundial. Mais: os produtos cresciam ao redor de um terço ao ano, embora as vendas de algumas marcas tenham arrefecido em 2004.
Fonte: CAROZZI, M. F.; PINTO, I. Mercado de luxo no mundo e no Brasil e Christian Dior, reposicionamento de marca no setor do luxo. ESPM, central de cases, p. 6-7, 2005. Disponível em: . Acesso em: 29 jan. 2015.
Analisando o texto citado e comparando-o com a realidade brasileira, marcado pela luta contra a linha da miséria, faça uma análise crítica focada na luta contra a miséria e o aumento do consumo de luxo.
Soluções para a tarefa
Respondido por
5
A relação entre o aumento de consumo de objetos de luxo não condiz com o número de pessoas que são pobres no nosso país ,mas ainda assim somos induzidos a comprar o que não está acessível com nossa classe social e passar a ser de um padrão superior : o do luxo
Perguntas interessantes