Em "Memórias Póstumas de Brás Cubas", de Machado de Assis, é correto afirmar que há Escolha uma opção: O a. Um narrador que analisa a sociedade de forma subjetiva, distante, com riqueza de detalhes psicológicos. O b. Capítulos longos, encadeados em ordem cronológica rigorosa para garantir maior clareza aos fatos e às reflexões. O c. Uma postura idealizante por parte do narrador, o que faz de "Memórias Póstumas de Brás Cubas" um romance mais próximo do estilo romântico. D. Metalinguagem, presente, por exemplo, nos momentos em que o narrador orienta o leitor sobre o livro, fazendo referências a capítulos anteriores e posteriores. O e. Um narrador onisciente (que conta a história em 3° pessoa) que escreve depois de morto, o que Ihe garante uma visảo mais ampla e isenta dos fatos.
Soluções para a tarefa
Em "Memórias Póstumas de Brás Cubas", de Machado de Assis, é correto afirmar que há:
D. Metalinguagem, presente, por exemplo, nos momentos em que o narrador orienta o leitor sobre o livro, fazendo referências a capítulos anteriores e posteriores.
Explicação:
A metalinguagem está presente no romance "Memórias Póstumas de Brás Cubas" devido às referências que o narrador faz ao próprio livro que está escrevendo.
Por exemplo, o narrador remete a capítulos já escritos do livro, pedindo para o leitor acrescentar uma informação que ficou faltando.
O próprio diálogo estabelecido com o leitor é um exemplo de metalinguagem, como ocorre em:
"Há aí, entre as cinco ou dez pessoas que me leem, há aí uma alma sensível, que está decerto um tanto agastada com o capítulo anterior, começa a tremer pela sorte de Eugênia".