Em meados do século XX, Harry Hess e Robert Dietz lançaram a proposta de que a crosta se separa ao longo de riftes nas dorsais meso-oceânicas. Sobre essa estrutura é correto afirmar:
Escolha uma opção:
a. O novo fundo oceânico que se forma pela ascensão de uma nova crosta nas áreas da Dorsal Mersoatlântica, são caracterizados por rochas mais antigas.
b. O novo fundo oceânico que se forma pela ascensão de uma nova crosta nas áreas da Dorsal Mersoatlântica, são caracterizados por rochas mais jovens.
c. No limite de placas tectônicas das áreas da Dorsal Mersoatlântica ocorrem movimentos convergentes.
d. As rochas que se formam nas áreas de dorsais meso-oceânica são rochas sedimentares e magmáticas.
e. As rochas que se formam nas áreas de dorsais meso-oceânica são rochas sedimentares e metamórficas.
Soluções para a tarefa
Resposta: a correta é a letra B, o novo fundo oceânico que se forma pela ascensão de uma nova crosta nas áreas da Dorsal Meso-atlântica, são caracterizados por rochas mais jovens.
Na década 1960, Harry Hess e Robert Dietz sugeriram, a partir de outros estudos sobre mapeamento e exploração do assoalho dos oceanos via sonar, que os riftes separam as crostas meso-oceânicas e o fundo oceânico novo é formado pela elevação de uma crosta nova quente nas fraturas (riftes).
Em um procedimento de formação de placa contínua, a nova litosfera se estende lateralmente no rifte e é substituído por uma crosta mais jovem. Em 1968, a teoria das placas tectônicas tiveram seus elementos básicos estabelecidos por outros cientistas, demonstrando a grande importância de Hess e Dietz sobre os mecanismos do interior da Terra.
Para mais informações sobre placas tectônicas, acesse:
https://brainly.com.br/tarefa/36131973