Em meados do Século XVI, a Coroa portuguesa procura intensificar o processo de colonização brasileiro estabelecendo uma organização colonial mais sistemática e organizada. Com base nesse contexto, complete as lacunas:
No ano de __________ a Coroa instaurou a sede do Governo-________ na Capitania ________ da Baía, região que mais tarde daria origem ao estado ________. Tal região era estratégica por estar próxima da região açucareira e com contato rápido com _______.
Assinale a alternativa que preenche corretamente as colunas:
Alternativas:
a)
1548 – Geral – Real - da Bahia – Lisboa.
Alternativa assinalada
b)
1648 – Interino – hereditária – de Pernambuco – Portugal
c)
1548 – Interino – Real – do Maranhão – o Porto.
d)
1548 – Regional – do Rio de Janeiro – Lisboa.
e)
1648 – Regional – Real – da Bahia – São Tomé e Príncipe.
2)
"É preciso um cuidado especial ao estudar a história da colonização/conquista portuguesa nas Américas: como brasileiros, estamos habituados a olhar para esse processo como o início de nosso país e atribuir um sentido de marco zero a data de 22 de abril de 1500. "
Com base nessa perspectiva, complete as lacunas
Como a História nos ensina, os ______ históricos não são ______ nem estão destinados a acontecer: a história é movida pela ______ humana, por idas e vindas, incertezas e experiências.
Complete as lacunas acima com as palavras correspondentes:
Alternativas:
a)
processos - inevitáveis – ação
Alternativa assinalada
b)
registros – analisáveis - geografia
c)
problemas – discutíveis – razão
d)
descompassos – criticáveis – potência
e)
dispositivos – prescritivos – ciência
3)
"Numa conferência organizada pelo jornal El País, a 11 de Dezembro, em Madrid, Lula da Silva afirmou: ´Eu sei que isto não agrada aos portugueses, mas Cristóvão Colombo chegou a Santo Domingo [actual República Dominicana] em 1492 e, em 1507, já ali tinha sido criada a Universidade. No Peru, em 1550, na Bolívia em 1624. No Brasil, a primeira universidade surgiu apenas em 1922´. " (Disponível em: https://www.publico.pt/2015/12/27/culturaipsilon/noticia/o-legado-colonial-de-portugal-no-brasil-entre-a-culpa-e-a-redencao-1718464)
Durante o período colonial brasileiro, de 1500 a 1808, o Brasil ainda não era uma nação independente e organizada. Apesar disso, constitui-se neste momento algumas características importantes, que não ficaram só no passado, mas ajudaram a definir o Brasil moderno. Assinale a alternativa que apresenta as principais características do Brasil no período colonial.
Alternativas:
a)
propriedades diversificadas, exportação de matérias-primas e trabalho servil
Alternativa assinalada
b)
monopólio comercial, latifúndio e trabalho escravo de índios e negros;
c)
propriedade latifundiária, trabalho indígena e produção monocultura;
d)
pequenas vilas mercantis, monocultura de exportação e trabalho servil;
e)
propriedade minifundiária, colônias agrícolas e trabalho escravo.
4)
"Em nenhum outro momento da história do Brasil tivemos tão claramente a oposição entre brancos e negros, neste caso representados pelos escravos e senhores de engenho. Os escravos trabalhavam exaustivamente nas lavouras de cana em suas demais funções dentro do engenho. Os riscos de mutilação e até mesmo de morte por conta do perigo no manuseio das moendas e o calor desumano das caldeiras são exemplos da insalubridade de seu trabalho".
Assinale a alternativa que representa a tríade clássica do sistema plantation.
Alternativas:
a)
grandes fazendas monocultoras, exportação e utilização de escravos.
Alternativa assinalada
b)
minifúndios, importação e utilização de índios.
c)
sistemas agrícolas feudais, importação e utilização de escravos.
d)
pequenas fazendas monocultoras, exportação e utilização de índios.
e)
minifúndios, exportação e utilização de escravos.
resposta: 1-a, 2-a, 3b, 4-a
Soluções para a tarefa
QUESTÃO 1: RESPOSTA LETRA A (1548 – Geral – Real - da Bahia – Lisboa).
QUESTÃO 2: RESPOSTA LETRA A (processos - inevitáveis – ação)
QUESTÃO 3: RESPOSTA LETRA B (monopólio comercial, latifúndio e trabalho escravo de índios e negros;)
QUESTÃO 4: RESPOSTA LETRA A. (grandes fazendas monocultoras, exportação e utilização de escravos. )
EXPLICAÇÃO:
Questão 1: Podemos considerar 1548 o ano que houve a suspensão das capitanias hereditárias, no mesmo período houve a implantação da sede do Governo Geral na Bahia para um maior controle do escoamento da produção de Cana de Açúcar para Lisboa.
Questão 2: O objeto de estudo da história sempre foi os processos históricos que se deram ao longo do tempo. Da mesma forma, podemos confirmar que o acontecimento desses processos, depende da ação humana no espaço promovendo modificações. E ainda podemos confirmar que a atuação humana, não pode ser evitada, pois o ser humano interage com o espaço e suas formas.
Questão 3: O Brasil colonial motivava seus esforços na produção de Cana de Açúcar e Pau-Brasil, logo podemos definir que haviam no país um monopólio comercial, o comércio se dava por meio dos latifúndios que se caracterizam pela produção para exportação e no Brasil se caracterizam também pela doação de Sesmarias. A mão de obra na época era escrava, sendo negra e indígena.
Questão 4: É basicamente o que foi dito na explicação anterior. O Brasil Colonial foi conhecido por uma comércio monocultor, baseado na exportação por isso trabalhava com Latifúndios e tinha como mão de obra a escrava.
1a 2a 3b 4a corrigidos