“Em meados do século 19 XIX, Karl Marx (1818-1883), afastando-se da filosofia idealista alemã, concentrava seus esforços em compreender ‘os homens de carne e osso’, movidos por suas necessidades materiais e inseridos no rio da História. Embora sua obra não possa ser considerada extremamente sociológica, ela lançou as bases para explicar a vida social a partir do modo como os homens produzem socialmente sua existência por meio do trabalho, e de seu papel enquanto agentes transformadores da sociedade. Isto trouxe de volta ao centro do debate político e intelectual o tema da desigualdade social, vinculando-o a processos histórico-sociais”.
Após esta avaliação, caso queira ler este texto integralmente, ele está disponível em: QUINTANEIRO, Tânia; BARBOSA, Maria Ligia de Oliveira; OLIVEIRA, Márcia Gardênia de. Um toque de clássicos: Marx, Durkheim e Weber. 2ª ed. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2002. p. 19.
De acordo com os conteúdos abordados nas aulas e no livro-base Fundamentos filosóficos da educação sobre a teoria proposta por Marx e Engels, leia as afirmativas a seguir:
I. Segundo Marx e Engels, a contínua exploração do trabalho assalariado levaria a sociedade a vivenciar o que chamaram de crise do capital.
II. A alienação pode, para Marx e Engels, ser facilmente superada, desde que os donos dos meios de produção se comprometam a pagar salários mais justos.
III. Em suas proposições teóricas Marx e Engels trabalham com conceitos antagônicos como produção e consumo, trabalho e capital.
IV. Para Marx e Engels, as diferenças entre as classes são sutis, sendo difícil identificar quem pensa e quem executa as tarefas no mercado de trabalho.
Estão corretas as afirmativas:
A
I e III apenas.
B
II e III apenas.
C
III e IV apenas.
D
I e IV apenas.
E
I e II apenas.
Soluções para a tarefa
Respondido por
5
Resposta:
A I e III apenas.
Explicação:
Respondido por
2
Resposta:
Explicação:
A I e III
Perguntas interessantes