Em meados de 2018 o economista Ricardo Amorim, apresentador do programa Manhatan Connection, afirmou durante a programação que somente "três coisas funcionam em Cuba: segurança, educação e, exatamente, a saúde". A fala que foi pensada como uma crítica ampla ao país acabou despertando reações conflitantes, especialmente considerando ser o Brasil um país marcado por elevados níveis de desigualdade social.
Associando as transformações vistas no século XX e o comentário acima, analise as afirmações a seguir:
I. A imagem negativa criada sobre Cuba como exemplo de um país em que o modelo socialista teria fracassado foi fruto de um processo construído internacionalmente.
II. A fala do jornalista, que objetivava ser uma crítica, revela como o que é sinônimo de algo negativo para certas parcelas da sociedade pode ser o almejado pelas camadas populares.
III. Embora todas as tentativas de construção de uma imagem negativa sobre Cuba, houve um fracasso em fazer colar junto ao país o estigma, uma vez que mundialmente trata-se de um país referência de desenvolvimento econômico.
É correto o que se afirma em:
Alternativas:
a)
I, apenas.
b)
II, apenas.
c)
III, apenas.
d)
I e II, apenas.
e)
II e III, apenas.
2)
Leia a notícia a seguir:
Velha-guarda de Chicago chega ao poder com Paulo Guedes
Equipe do futuro ministro da Economia forjou seu pensamento na universidade americana que é referência do liberalismo
"Quando Jair Bolsonaro anunciou que Paulo Guedes teria um superministério da Economia para preencher, houve quem questionasse como ele daria conta de arregimentar tantos nomes em tão pouco tempo. Guedes, contudo, sabia o que fazer. Chamaria os “Chicago oldies”. É assim que os principais auxiliares do poderoso futuro ministro chamam-se nos bastidores, troca com os “Chicago boys”, o time de jovens liberais egressos da Universidade de Chicago que reformou a economia chilena durante a ditadura de Augusto Pinochet. A associação com o grupo do Chile começou a ser feita tão logo os primeiros nomes da equipe econômica de Bolsonaro foram definidos".
Considerando os movimentos político econômicos do século XX e suas consequências, as propostas para a economia do atual governo brasileiro são, no mínimo, interessantes. A esse respeito, analise as asserções a seguir:
I. As medidas de austeridade econômica, flexibilização de leis trabalhistas e redução de gastos sociais apresentadas como "único caminho" para saída de uma crise econômica são velhas conhecidas no Ocidente, haja vista os governos de Margaret Thatcher e Augusto Pinochet;
PORQUE
II. Medidas neoliberais foram colocadas em prática como uma alternativa ao Estado de bem estar social e ao socialismo no século XX, inclusive, mais uma vez são usadas as estratégias da publicidade política para convencer a população das ações de governantes.
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta.
Alternativas:
a)
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não justifica a I.
b)
As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II justifica a I.
c)
A asserção I é uma proposição verdadeira e a II, falsa.
d)
A asserção I é uma proposição falsa e a II, verdadeira.
e)
As asserções I e II são proposições falsas.
Soluções para a tarefa
Resposta: 1)d,2)b,3)a,4)a
Explicação:
1) Sobre Cuba é correto afirmar que a retórica de um país fracassado, por conta de um modelo socialista, é fruto do processo internacional, e que, às três características (segurança, educação e saúde) são privilégios das elites brasileiras. Sendo assim, a resposta correta é a letra d)
2) O Neoliberalismo do Paulo Guedes é um pensamento político-econômico realizado no governo ditatorial chileno de Augusto Pinochet. Ele é baseado nas políticas de Margaret Thatcher e Ronald Regan, de austeridade econômica, anulação das leis trabalhistas e desregulamentação financeira. Hoje, este pensamento é hegemônico e amplamente divulgado nas mídias. Portanto, a resposta correta é a letra b)
Mais sobre o neoliberalismo https://brainly.com.br/tarefa/5060344