Em meados da década de 1950, começou a surgir uma nova abordagem da educação para a saúde. Assinale a alternativa que contém a concepção correta sobre esta abordagem:
Abordagem baseada em relações horizontais.
Abordagem dialógica entre profissionais e usuários do sistema de saúde.
Uma abordagem baseada em saberes compartilhados entre profissionais e usuários.
Uma abordagem elaborada a partir de articulação com movimentos sociais.
Uma abordagem verticalizada de práticas educativas remetendo à educação bancária.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Letra: E
Explicação: Neste momento, supõe-se ainda uma concepção verticalizada dos métodos e das práticas educativas, que remete ao que Paulo Freire denominava educação bancária. A partir dessa concepção, é como se os profissionais de saúde devessem ensinar uma população ignorante o que precisaria ser feito para a mudança de hábitos de vida, a fim de melhorar a saúde individual e coletiva.
A abordagem verticalizada é o que Paulo Freire chamava de educação bancária, ou seja, os profissionais de saúde devem ensinar para a população o que deve ser feito para melhorar a saúde pública. Por isso, a alternativa correta é a letra E.
Qual foi a nova forma de ensinar sobre saúde?
A partir da década de 50 um novo papel é atribuído à educação em saúde, esta então denominada de educação para a saúde.
A pedagogia da saúde nessa década se deu por uma ideologia modernizadora que tinha por meta remover os obstáculos culturais e sociais às inovações tecnológicas de controle às doenças para manter o a estrutura da sociedade.
Os profissionais de saúde, então, deveriam trazer para o dia-a-dia da população de uma forma que eles pudessem entender e dessa forma melhor suas próprias saúdes e a longo prazo a saúde coletiva.
Entenda mais sobre educação bancária: https://brainly.com.br/tarefa/24702048?referrer=searchResults
#SPJ2