Em meados da década de 1940, a influência franco-belga que marcava a gênese do serviço social cedeu o lugar à
influência norte-americana. A partir da Segunda Guerra Mundial, os Estados Unidos apresentaram-se como nação
hegemônica nas relações com os países europeus, tendo como objetivo a concretização de seu interesse pelo uso dos
países da América Latina. Esse fato intensificou a influência norte-americana no serviço social brasileiro.
Assim, sobre a influência norte-americana sobre o serviço social, é correto afirmar que:
Soluções para a tarefa
Podemos afirmar que a influência franco-belga que marcava a gênese do serviço social até meados de 1940, quando então foram os norte-americanos que tornaram-se pioneiro no serviço social, visto que o estado de bem-estar social vivido no Estados Unidos começou a ser estudado e mostrado para diversos outros países do mundo.
Essa convergência entre o capitalismo e o serviço social serviu como uma forma de buscar utilizar a riqueza do capitalismo como forma de compensar as próprias desigualdades surgidas. Mary Richmond foi um dos maiores nomes do período, responsável por vários estudos que contribuíram para o serviço social.
Resposta: alternativa D
Explicação: A influência norte-americana se deu no período da gênese da profissão do serviço social, teve influência importante, como já assinalado, Mary Richmond; com suas as ideias da filantropia científica ela incorporava as teorias estrutural-funcionalistas e as metodologias de intervenção, especificamente os métodos de serviço social de caso, serviço social de grupo, organização de comunidade e, posteriormente, desenvolvimento de comunidade. Soma-se a este contexto, o ideal de democracia e justiça social pregado por Jane Addams