Biologia, perguntado por ednilsonegcs, 11 meses atrás

Em maio de 2009, uma lei antifumo foi estabelecida em São Paulo. Segundo a lei, as pessoas não podem fumar em qualquer tipo de ambiente fechado, nem mesmo sob tetos ou marquises. Uma das preocupações é com o enfisema pulmonar, doença que destrói os alvéolos pulmonares. Essa doença causa:

A aumento do colesterol, que atravessa ativamente os alvéolos danificados e atinge o sangue.

B diminuição da pressão sanguínea por perda de sangue causada pela destruição do alvéolo.

C falta de energia por diminuição da área de troca de gases entre pulmão e sangue.

D diminuição do número de hemácias, que se encarregam do transporte dos componentes da fumaça do cigarro.

Soluções para a tarefa

Respondido por StRiGnAdO
10

A alternativa C é a correta.

Com a destruição dos alvéolos pulmonares a capacidade de absorção do gás oxigênio (O₂) se torna reduzida, e consequentemente o processo de respiração celular, responsável pela geração de energia ao organismo na forma de ATP, também fica prejudicado. Com o processo de respiração celular afetado, a produção de energia pelas células também fica prejudicada, o que leva à falta de energia

Respondido por thainamartins969
1

Resposta:

Letra C (Plurall)

Explicação:

A energia provém da glicose e sua quebra ocorre na presença do gás oxigênio, que deve ser transportado até as células pelas hemácias. A absorção de gás oxigênio e a consequente liberação de gás carbônico ocorre nos alvéolos pulmonares. No caso do enfisema, esses alvéolos são destruídos, reduzindo, dessa forma, a área de trocas gasosas no pulmão.

Perguntas interessantes