Em linhas gerais, as atividades físicas praticadas pelos povos indígenas no período colonial brasileiro eram uma cultura primária e constituídas por atividades como se locomoverem pelas matas, o nadar nos rios, a caça e a pesca para a alimentação, as atividades de guerra para proteger a terra e de cunho espiritual (religioso) como os agradecimentos a divindades, as festas, as danças e as encenações (GUTIERREZ, 1972). Mais a frente, porém, ainda no período colonial, com a chegada dos escravos a terras brasileiras, principalmente no Rio de Janeiro e Bahia, surgiu também a capoeira, uma atividade que tinha relação com a dança, as lutas e muita criatividade por parte de quem praticava, que eram os escravos (RAMOS, 1982).
Portanto, podemos enfatizar que:
a) surgiu também a capoeira, uma atividade que não tinha relação com a dança.
b) o relato mais antigo sobre a Educação Física no Brasil é do ano da descoberta em 1500.
c) os povos indígenas dançavam, saltavam e giravam ao som de instrumentos trazidos pelos navegantes Portugueses, portanto, está pode ter sido considerada a primeira de aula de Educação Física descrita no Brasil.
d) a caça e a pesca eram utilizadas para a alimentação, as atividades de guerra para proteger a terra e as atividades de cunho espiritual (religioso) como os agradecimentos a divindades, as festas, as danças e as encenações.
e) no período colonial, as atividades físicas realizadas pelos indígenas e escravos, representaram os primeiros elementos da Educação Física no Brasil.
Soluções para a tarefa
Respondido por
3
Resposta:
Tendo em vista o período de 1500 para frente a Alternativa E é mais condizente com a pergunta.
Explicação:
Nessa época realmente era nítido pela falta de diversidade em atividades físicas que os indígenas e escravos representavam a educação fisíca do brasil na época
Perguntas interessantes