Em língua portuguesa, os verbos podem exionar em número e pessoa, para que estejam harmonizados fundamentalmente com seu sujeito, mas também com o conjunto dos termos componentes de uma oração. A esta possibilidade dos verbos denomina-se concordância verbal. As exões do verbo dão mais coerência e coesão às frases, tornando o pensamento mais organizado e compreensível, evitando confusões a respeito de quais sujeitos os verbos referemse. Uma das maiores diculdades para atender completamente à norma padrão no que tange à concordância verbal é submeter o verbo à concordância com pronomes relativos. Em relação a esta problemática, entre concordância verbal e pronomes relativos, analise a frase a seguir. Almejam restituição das perdas originadas dos sucessivos descuidos praticados pela demolidora, que totaliza no dobro do montante proposto pela referida empresa. Fonte: BECHARA, Evanildo. Moderna Gramática Portuguesa. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2009. Considerando o texto apresentado, para analisarmos corretamente a relação de concordância verbal no referido enunciado, devemos armar que
Soluções para a tarefa
Respondido por
13
Resposta:
( ) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é justificativa correta da I.
Explicação:
Corrigido pelo DNM
Respondido por
8
Resposta:
A concordância verbal neste caso funciona como fator de ênfase, pois, podendo o verbo se referir a diferentes sujeitos, será a flexão que determinará a construção de sentido na frase.
Explicação:
A alternativa está correta, pois dada a construção da frase, em que mais de um sujeito combina com o significado do verbo "totalizar", isto é, implicam a definição de algum valor total, a saber "perdas" ou "restituição", a flexão servirá como fator de ênfase e também como desambiguador, definido a qual substantivo o "que" sujeito está se referindo.
Perguntas interessantes
Matemática,
7 meses atrás
Filosofia,
7 meses atrás
Geografia,
10 meses atrás
Administração,
10 meses atrás
Administração,
1 ano atrás
Geografia,
1 ano atrás