História, perguntado por emanuelleosilv3931, 1 ano atrás

Em junho de 2013, várias manifestações mobilizaram a população das capitais brasileiras.
A fotografia mostra a ocupação da área externa do Congresso Nacional por manifestantes:

É inevitável a comparação com as grandes manifestações ocorridas anteriormente, como a Passeata dos Cem Mil, no Rio de Janeiro, em 1968. Se, nesta, a extensão e o tipo de repressão policial aumentaram o custo da participação e restringiram o escopo da manifestação a um grupo mais restrito e específico de manifestantes, na de agora, 45 anos depois, o uso de meios não letais de repressão baixou o risco de danos e aumentou, por consequência, a presença de uma gama mais ampla de setores da sociedade. Uma coisa é bala de chumbo e o grito de “abaixo a ditadura”; outra é bala de borracha e o aviso de que o “pote de mágoa vazou”.
(Marly Motta - Adaptado de noticias.uol.com.br).

Uma diferença entre as manifestações populares na sociedade brasileira datadas do ano de 1968 e as ocorridas em junho de 2013 está associada hoje à vigência de:

(A) restrição ao voto
(B) estado de direito
(C) soberania do legislativo
(D) supremacia do executivo

Anexos:

Soluções para a tarefa

Respondido por CamilaSFernandes
53
Alternativa: B

Nas manifestações de 1968, o país vivia a repressão militar, onde lutar por direitos não era permitido, já nas manifestações ocorridas em 2013, os manifestantes já gozavam de direitos da CF88, dotado de um estado democrático, com livre expressão.
Respondido por justforthebois123
7

Resposta:

b) estado de Direito.

Explicação:

(geekie)

As manifestações ocorridas em julho de 2013 e de 1968 ocorreram em contextos bem diferentes no que tange o estado de direito instituídos no Brasil. Em 1968, o Brasil vivia em pleno regime de exceção, constituído pelo golpe civil-militar de 1º de Abril de 1964, que instituiu no Brasil um regime de repressão política intensificada principalmente a partir do Ato Institucional nº 5 em 1968, que restringia direitos políticos e de liberdade de expressão da população. Na atualidade, há um estado de direito estabelecido a partir da constituição de 1988, baseados em uma democracia que garante a população brasileira direitos sociais e políticos e liberdade de manifestação.

Anexos:
Perguntas interessantes